Megabanner

CORONAVÍRUS OBRIGA O CANADÁ A INTERROMPER SUA PRODUÇÃO DE URÂNIO

Cigar-Lake-(@cameconews)A Cameco está suspendendo temporariamente a produção em sua mina de urânio Cigar Lake, no norte de Saskatchewan, e colocando a instalação em  manutenção durante a pandemia de COVID-19. Em consulta com a Cameco, a Orano Canada também está suspendendo a produção em sua usina de urânio McClean Lake, onde é processado o minério de Cigar Lake. As suspensões em ambas as operações devem durar pelo menos quatro semanas. A Cameco suspendeu indefinidamente a produção em sua mina Key Lake / McArthur River em 2018 como parte de uma estratégia de longo prazo para focar em seus chamados ativos de primeiro nível e alinhar a produção para acompanhar os sinais do mercado, comprando urânio no mercado local quando necessário para cumprir seus compromissos de vendas.

O presidente e CEO da Cameco, Tim Gitzel, disse que “Estamos em tempos sem precedentes e desafiadores. Diante da grande incerteza, nossa primeira prioridade é proteger a saúde e o bem-estar de nossos funcionários, familiares e comunidades”. A equipe de liderança da empresa, disse ele, “pesou muitos fatores” na avaliação da situação, global e localmente, para tomar essa decisão, levando em consideração as “circunstâncias específicas e únicas” em Cigar Lake, que é um local remoto e isolado.

Já o presidente e CEO da Orano Canada, Jim Corman, disse: “Nossas operações funcionam em conjunto, e nossas comunidades estão interconectadas. Este é um momento difícil para muitos, e entendemos as preocupações que estamos ouvindo. McClean Lake será colocado com cuidado e manutenção nos próximos dias e continuaremos a avaliar a situação, mantendo sempre a saúde e a segurança em primeiro plano”.

Ainda não há casos confirmados do vírus em nenhuma das operações, disseram as empresas. No entanto, Cameco citou restrições impostas pelos governos federal e provinciais, o grau significativo de preocupação entre líderes em comunidades isoladas remotas do norte de Saskatchewan e os desafios crescentes de manter o distanciamento físico recomendado em locais de entrada / saída como fatores críticos em alcançar a decisão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of