Megabanner

SUPERCOMPUTADORES DA PETROBRÁS VÃO AJUDAR NAS PESQUISAS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

0A Petrobrás informou nesta quarta-feira (25) que parte da capacidade de processamento de computadores de alto desempenho será usada em pesquisas de combate ao coronavírus. Os equipamentos ajudarão os trabalhos do Projeto Folding@home, coordenado pelo departamento de Química da Universidade de Stanford, nos EUA.

Os pesquisadores do grupo americano foram responsáveis por avanços no confronto à doença, como a identificação da proteína que conecta o Covid-19 às células humanas. O Folding@home visa estudar o comportamento do coronavírus no corpo humano e a evolução da doença, o que pode abrir caminho para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

santosDe acordo com a Petrobrás, até dois de seus supercomputadores  poderão ter parte de sua capacidade de processamento redirecionada para essas pesquisas. No primeiro deles, o Santos Dumont, a companhia prevê mobilizar 60% do potencial do equipamento para o projeto. No segundo, Senai-Cimatec, até 50% da capacidade de processamento poderá ser empregada nas pesquisas.

Criamos uma ampla frente científica na Petrobrás para levantarmos soluções e ideias dedicadas ao combate ao coronavírus. Estamos desenvolvendo soluções que sejam ágeis e simples, como é o caso do uso dos nossos supercomputadores para o projeto Folding@home, por meio do qual conseguimos direcionar a capacidade de processamento desses supercomputadores para as universidades”, explicou o Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolas Simone.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of