Megabanner

ESTUDO DA ANP SOBRE O APROVEITAMENTO DO GÁS DO PRÉ-SAL MOSTRA QUE EM 2023 SERÃO REINJETADOS 60 MILHÕES DE M³

fpso-cidade-sao-paulo-campo-de-sapinhoa-pre-sal-320-mil-barrisA ANP lançou hoje (25) o  “ Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré-Sal.”  A publicação tem como foco o aumento da comercialização e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do País, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções  do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás. Coordenado pela ANP, o estudo foi desenvolvido pela Agência em conjunto como Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) e o BNDES. A Casa Civil da Presidência da República também acompanhou a evolução dos trabalhos por meio de representantes do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI.

A oportunidade para o desenvolvimento da publicação surgiu com a tendência de alta dos níveis de reinjeção do gás natural dos reservatórios do Pré-Sal nos últimos anos e a expectativa de aumento considerável desses volumes no futuro. O volume do gás natural reinjetado nos reservatórios do Pré-Sal era da ordem de 10 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em 2013 (início do aumento de produção dos Campos de Lula e Sapinhoá). Para o ano de 2020 são esperados aproximadamente 42 milhões de m³/d, que devem subir para cerca de 60 milhões de m³/d em 2023. São volumes representativos que poderão atender às necessidades de consumo de diversos setores e indústrias, caso seja possível o escoamento para o mercado, excluindo-se o volume necessário para a manutenção da pressão nos reservatórios e tratamento do CO2 .

O estudo registra os principais fatores identificados como entraves para o aumento do aproveitamento comercial do gás do Pré-Sal. Aponta ainda linhas de ações governamentais de incentivo e de cunho regulatório, que visam atrair novos investimentos para o setor nos próximos anos, que resultarão em redução de custos na indústria, aumento da atividade econômica no país, geração de empregos e arrecadação de tributos.

A publicação pode ser acessada em: http://www.anp.gov.br/publicacoes/livros-e-revistas/5702-estudo-sobre-o-aproveitamento-do-gas-natural-do-pre-sal

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of