LIDERROLL VENCE O MAIS IMPORTANTE PRÊMIO INTERNACIONAL NA ÁREA DE DUTOS

A Liderroll foi a vencedora do Global Pipeline Award, promovido pela American Society of Mechanical Engineers (ASME), que escolhe a empresa que apresenta a melhor tecnologia para a indústria dutoviária. O anúncio foi feito durante um almoço na oitava edição da Rio Pipeline Conference & Exposition. Empresa 100% brasileira, a Liderroll conquistou o prêmio com a tecnologia para instalação de dutos em ambientes confinados e de difícil acesso. O presidente da Liderroll, Paulo Fernandes,  na foto,  se disse orgulhoso e dedicou o prêmio à comunidade dutoviária brasileira reunida na Rio Pipeline. ”Esse reconhecimento demonstra a criatividade dos engenheiros brasileiros e a força para vencer os desafios que se apresentam para a comunidade no seu dia a dia.”

O Prêmio ASME 2011 foi conferido à Liderroll pela criação e aplicação do projeto dos Roletes Motrizes Geração II,que foram aplicados na construção do Gasoduto Gastau, que entrou e operação assistida esta semana. Num dos piores trechos do gasoduto, que cruzou a Serra do Mar, em Caraguatatuba, São Paulo, foi preciso furar um túnel de 5,1 km. Como o túnel tinha apenas 5 metros de  diâmetro e somente a boca de entrada, seria praticamente  impossível lançar a tubulação, que tem 28 polegadas. O espaço pequeno, apertado, não comportaria caminhões e guindastes para transportar e desfilar os tubos, como se faz na construção de um gasoduto convencional.  Graças à inventividade da Liderroll, esta etapa foi vencida em apenas 24 dias, numa operação inédita no mundo inteiro. Com este esforço, a Petrobrás evitou que milhares de árvores fossem derrubadas, o que impactaria significativamente o ecossistema da Serra do Mar.

Paulo Fernandes revelou em entrevista especial ao Petronotícias, que uma equipe de profissionais altamente qualificados trabalhou quase três anos para desenvolver os roletes motrizes: ”Recebemos a confiança necessária da Petrobrás para criarmos e desenvolvermos este projeto. Investimos alguns milhões de reais no projeto e  graças à esta técnica, não usamos uma solda sequer dentro do túnel, que é imenso. Os profissionais faziam todo trabalho de solda do lado de fora do túnel e os roletes motrizes levavam o duto para dentro do túnel com total segurança. Fizemos diversos testes e protótipos antes da operação de lançamento. identificamos tudo que poderia ter dado problema e corrigimos antes de ir para o campo. Nossas equipes de montagens foram treinadas exaustivamente. E o que se viu, foi um trabalho ágil, de equipe. Bem coordenado, bem planejado e bem executado.“

Por este trabalho, a Liderroll recebeu da Petrobrás um inédito Boletim de Avaliação de Desempenho, conhecido como BAD, com todas as notas máximas. 100 em todos os quesitos. ”É verdade, disse Paulo Fernandes, a Petrobrás nos conferiu estas notas que nos marcam muito e nos colocam num patamar elevado e nos incentiva a  manter a nossa performance nas obras que virão.”

Empresas de 27 países concorreram e apenas sete delas foram finalistas:  A Reichold concorreu com a tecnologia voltada para o sistema de tubulação composto impermeável. A Petrobras indicou dois trabalhos: nova tecnologia para monitoramento de construção de dutos em UVAs e sensor  para monitoramento de vazamentos de hidrocarboneto líquido e solo contaminado.  Já a Universidade do Norte Fluminense (UENF) apostou no sistema de ancoragem pipeline para impedir os movimentos para cima e falhas. A Saudi Aramco apresentou novo método e aparelho para simular características elétricas de dutos. A G.M. McCrossin indicou nova tecnologia para escoamento de óleo combustível e a Fibespar concorreu com inovações para vidro reforçado.

Os critérios de seleção incluíram relevância e contribuição da tecnologia para a indústria, eficácia na resolução do problema indicado, assim como o impacto na segurança pública. O Global Pipeline Awards é o mais importante prêmio internacional para o segmento de dutos no mundo inteiro. ”Veja a nossa responsabilidade – disse Fernandes – A partir de agora serão outros desafios. Mas isso não nos assusta. Temos que ser cada vez melhores. Como disse em meu discurso de agradecimento, quero aproveitar para parabenizar também o engenheiro Hugo Trevisan, grande parceiro que tenho, e toda a equipe de profissionais  de Liderroll. A Liderroll venceu, mas foi um trabalho de uma verdadeira equipe.“

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of