CASA EM SANTA TERESA É A PRIMEIRA DO RIO DE JANEIRO A OBTER SELO SOLAR | PetroNotícias





CASA EM SANTA TERESA É A PRIMEIRA DO RIO DE JANEIRO A OBTER SELO SOLAR

Uma residência do bairro Santa Teresa será a primeira do Estado do Rio de Janeiro a receber o Selo Solar do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal). A certificação, que até o momento só havia sido concedida a locais da Bahia e Minas Gerais, vai acontecer hoje (31). A cerimônia terá a participação do presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos.

Segundo a entidade, o sistema da casa de Santa Teresa funciona desde agosto e foi o primeiro do Rio a ter energia solar fotovoltaica conectado à rede. Para o proprietário da residência e da empresa Solarize, especializada em projetos e parcerias para a instalação de sistemas de energia solar, Hans Rauschmayer, a conta do primeiro mês com eletricidade solar, excluindo-se os investimentos, apresentou uma economia de 58%. “Quem usa energia solar mostra que está assumindo responsabilidade com o meio ambiente e a segurança energética do Brasil”, afirmou ele.

O sistema fotovoltaico da residência foi desenvolvido em parceria com a Polo Engenharia e é composto por nove módulos de 235 watts. O inversor do sistema, com potência de 2,0 kW, possui ainda um servidor web (em teste), que permitirá a mensuração dos dados pela internet.

O Selo Solar foi criado em 2012 e se destina às instituições públicas e privadas e proprietários de edificações que consomem um valor mínimo anual de eletricidade solar ou que têm pelo menos 50% do seu consumo de eletricidade proveniente de fonte solar. O Selo é uma iniciativa do Instituto Ideal, organização sem fins lucrativos de Florianópolis (SC), e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of