Megabanner

A ENERGIA SOLAR DEIXOU DE SER ALTERNATIVA PARA SE TORNAR UMA EXIGÊNCIA

Por Bernardo Scudiere, Diretor da SGP Solar

BernardoO Brasil precisa diversificar as suas fontes energéticas. Com as dificuldades em licenciar novas hidrelétricas e as chuvas cada vez mais escassas, jogam o país para opções caras e altamente poluentes: as termoelétricas. Hoje em dia o Governo Federal subsidia o alto custo das termoelétricas brasileiras, mas esse subsídio deve acabar em 2014 para que o Governo Federal equilibre suas contas e mantenha o superávit primário dentro da meta. Nessa tendência, quem pagará a conta será o consumidor, com o aumento da tarifa.

As fontes renováveis são a saída para esse limitador de crescimento do país e a solar aparece como uma alternativa bem eficiente. A fonte de energia solar fotovoltaica não sobrecarrega a rede de transmissão nacional, que já é tão precária. A geração acontece onde o consumo acontece.

A energia solar é a fonte que mais cresce no mundo. A Europa e os Estados Unidos se tornaram grandes geradores dessa energia. Somente a Califórnia, por exemplo, apenas em projetos de geração de energia solar, gerou o equivalente a dois anos de crescimento da demanda brasileira. Isso apenas em 2013.

As vantagens para o Brasil são incontáveis. Essa é uma negociação ganha-ganha. Todos são beneficiados com essa alternativa. Com a fabricação das placas em larga escala o custo está a metade da tarifa paga pelo consumidor, considerando a transmissão, distribuição, encargos e tributos. O Brasil é um dos melhores países para o uso da energia solar fotovoltaica, onde temos custo de energia exorbitante e excelente índices de insolação.

Com o objetivo de ajudar o Brasil a solucionar esse entrave e também contribuindo com um planeta mais limpo, a SGP Solar coloca-se como grande player no segmento nacional. Ela foi estruturada com fornecedores líderes mundiais no segmento e conta com uma equipe de engenharia altamente capacitada para desenvolvimento de projetos solares de pequeno a larga escala. Basta olharmos para o céu que encontraremos a solução energética do planeta, se captarmos apenas 1% do iluminação que o sol envia para a Terra já seriamos capazes de atender a demanda de energia elétrica de todo o mundo.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Edsontlm-transportes e logoistica moderna ltda.Newton Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Newton
Visitante
Newton

Torna-se uma realidade a necessidade de aproveitar a grande incidência de energia solar no Brasil. Particularmente, os grandes parques industriais e comerciais precisam iniciar em larga escala investimentos em sistemas solares para o próprio consumo. O resultado prático será a diminuição em escala de seus custos e a redução considerável de geração de energia fóssil pelo país.

tlm-transportes e logoistica moderna ltda.
Visitante

Gostaria de contato com a área comercial com urgência.

Edson
Visitante
Edson

O país já deveria ter incentivado o uso da energia solar pois os atuais custos de geração de energia via gás natural a 15,0 US$/MMBTU, torna viável a o uso da energia solar como opção complementar. Acho que a energia fotovoltaica chega de forma tardia para o proximo leilao pois outras opções solares como CSP, com ou sem armazenamento de energia através de sal fundido, já são realidade nos países desenvolvidos pela maior eficiência de conversão e menores custos.