Megabanner

EQUIPAMENTOS DESENVOLVIDOS PELA VALE SÃO PREMIADOS NA SUÉCIA

Herbert VianaUma grade de grelhas inovadora, que tornou o fluxo de mineração no Complexo Minerador de Carajás mais eficiente, desenvolvida pela Vale em aço de alta resistência, gabaritou a companhia a vencer o prêmio de Sweedish Steel Prize 2014. A cerimônia de entrega do prêmio, de escolha popular, aconteceu em Estocolmo, na Suécia.

O projeto foi desenvolvido entre 2012 e 2013 por uma equipe de engenheiros da companhia, e teve o apoio de empresas de Parauapebas na fabricação e implantação das grelhas. Em uma fase seguinte, de desenvolvimento dos elementos de desgaste do novo equipamento, a Vale teve como parceira a SSAB, empresa que trabalha com aços de alta resistência.

“Os benefícios para a operação foram grandes. Com apenas três meses de uso, verificamos a redução do tempo de paralisações por obstrução do britador em 92% e a redução de custos com perdas decorrentes dessas interrupções de mais de três vezes o valor investido. Isso significa que, graças à grelha, o projeto foi pago em apenas um mês”, afirmou o gerente da Usina de Tratamento de Minério de Ferro de Carajás, Herbert Viana (foto).

Com investimento de R$ 40 milhões, em apenas três meses após implantadas as grades de grelhas já trouxeram um retorno de R$ 200 milhões, segundo a empresa. Ao todo, são quatro modelos de grelha desenvolvidos, cada um voltado para sua respectiva britagem.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of