Megabanner

AIEA DIVULGARÁ RELATÓRIO FINAL SOBRE PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO NA PRÓXIMA SEMANA

yukiya amanoO programa nuclear do Irã passa hoje por grandes mudanças, mas ainda é tratado com preocupação por potências internacionais. Um novo relatório analisando a possível dimensão militar dos investimentos iranianos em plantas nucleares será divulgado na próxima semana, anunciou nesta quinta-feira (26) o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano (foto). O país é avaliado por indícios de um suposto desenvolvimento de tecnologias bélicas em seu território.

O documento tem como objetivo esclarecer os projetos do Irã no setor, baseado em análises dos últimos anos e do atual período de mudanças por que passa o segmento. Após assinar acordo em julho deste ano para redução de seu programa nuclear, o país se encontra hoje em avançado processo de desmonte de suas plantas geradoras.

Segundo Amana, o relatório deverá conter suas conclusões finais sobre questões ainda “pendentes” da possível dimensão nuclear dos projetos no Irã. Após ser entregue pelo executivo, o documento será examinado pela agência no dia 15 de dezembro.

Embora negado pelo governo iraniano e nunca comprovado pelos países da entidade, os indícios de uso não-pacífico da energia nuclear vinham sendo motivo de sanções ao país pelos últimos 13 anos. O novo acordo, firmado neste ano junto a Estados Unidos, China, Rússia, Grã-Bretanha, Alemanha e França, pôs fim aos embargos econômicos e resultou em uma ampla redução das instalações nucleares do Irã.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of