Megabanner

ADVOGADO DE CERVERÓ FLAGRADO EM GRAVAÇÃO É PRESO AO DESEMBARCAR NO BRASIL

Edson RibeiroO advogado Edson Ribeiro, que defendia o ex-diretor internacional da Petrobrás Nestor Cerveró e que foi flagrado em gravação tentando obstruir o avanço da Operação Lava-jato, foi preso na manhã desta sexta-feira (27), ao desembarcar no aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, vindo dos Estados Unidos.

Ele estava em viagem aos EUA antes de ter a prisão decretada, mas foi localizado pela polícia americana e concordou em voltar voluntariamente ao Brasil. O Supremo Tribunal Federal já havia até autorizado a inclusão do nome de Ribeiro na lista de procurados internacionais da Interpol.

Na gravação, realizada pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, que estava desconfiado da atuação do advogado, Ribeiro discute formas de ajudar seu cliente a fugir do país, debate sobre como podem interferir nos julgamentos do Supremo Tribunal Federal, pedindo a interferência do senador Delcídio Amaral junto aos ministros da corte, e chega a afirmar que conseguirá anular uma série de acordos de delação premiada que embasaram novas fases da lava jato.

O senador do PT, que ocupava o posto de líder do governo no Senado antes de ser preso, já prestou depoimento sobre a gravação, reconhecendo que é a voz dele mesmo no áudio, mas se disse inocente frente às acusações de tentar interferir no trabalho dos investigadores. Mesmo com todas suas falas indicando que pretendia evitar que Cerveró citasse seu nome e do banqueiro André Esteves na delação, com a participação ativa na conversa sobre como ajudar o ex-diretor da Petrobrás a fugir do país e de dar declarações de que tentaria articular apoio junto aos ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo, Delcídio continuou negando ser culpado sobre as acusações.

Já Esteves, que não tem foro privilegiado, foi levado da carceragem da Polícia Federal do Rio de Janeiro para o presídio Ary Franco, onde passou por exame de corpo de delito, e depois foi retransferido para Bangu 8, onde passou a noite. Sua prisão, diferente das de Delcídio e do advogado Edson Ribeiro, tem caráter temporário e ele deve ser solto no domingo (29).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of