Megabanner

PETROBRÁS CAPTA US$ 1 BILHÃO COM BANCO CHINÊS E FORMALIZA COMPROMETIMENTO DE CONTRATAR FORNECEDORES ASIÁTICOS

Aldemir BendineA Petrobrás continua correndo atrás do dinheiro chinês, enquanto para o futuro já se comprometeu a garantir empregos no país asiático, com a encomenda de bens e serviços. Agora a estatal assinou um novo termo de compromisso para um financiamento de US$ 1 bilhão com o China Exim Bank, antecipando a captação de recursos prevista para 2017. Enquanto isso, o contrato definitivo continua sendo negociado.

A falta de caixa da Petrobrás para fazer frente às suas necessidades traz mais dívidas e, para além da questão financeira, promete ser mais um fator de impacto negativo para a cadeia de fornecedores brasileiros, que sofre com a falta de encomendas no segmento, devido à paralisação da estatal. Agora, as expectativas para os próximos anos voltam a ser reduzidas, já que uma parcela das contratações que poderiam vir a suprir a indústria local já está separada para os chineses, como confirmou a companhia em comunicado:

“O acordo está relacionado a contratos de fornecimento de equipamentos e serviços, já firmados pela Petrobrás com fornecedores chineses, para atendimento aos projetos da Companhia previstos no PNG 2015-2019”.

É mais uma pedra deixada pelo legado de Aldemir Bendine, que está perigando no posto de comando da estatal, mas continua tomando decisões que terão sérias repercussões negativas no futuro da empresa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of