Megabanner

DESCONFIANÇA DE THERESA MAY SOBRE CHINESES ADIA CONSTRUÇÃO DE USINA NUCLEAR NO REINO UNIDO

imageO governo do Reino Unido anunciou que pretende analisar novamente o contrato com a EDF para a construção da estação nuclear Hinkley Point C, de 3.200 MW. Segundo o secretário de energia e negócios, Greg Clark, a revisão do projeto deve durar até o mês de setembro. Só então o governo decidirá se aprovará ou não o empreendimento, que passou a um novo patamar de dúvidas, após virem à tona desconfianças da nova primeira ministra britânica, Theresa May (foto). A principal questão levantada por ela se refere à participação chinesa no projeto, em que a China General Nuclear detém um terço de participação.

“O governo vai agora considerar cuidadosamente todas as partes que compõem este projeto e tomar a sua decisão”, declarou Clark. O anúncio surpreendeu a EDF, que esperava assinar os contratos na sexta-feira (29). O projeto está orçado em 18 bilhões de libras.

A estação de energia nuclear Hinkley Point C seria a primeira após a inauguração de Sizewell B, em 1995. Especialistas afirmam que a nova usina é considerada vital para atender a demanda britânica de energia para os próximos anos. “O Reino Unido precisa de um fornecimento de energia confiável e segura. O governo acredita que a nuclear é uma parte importante do mix de energia”, acrescentou Clark.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of