AREVA ENVIA COMBUSTÍVEL RECICLADO PARA ABASTECER USINAS NUCLEARES NO JAPÃO
Dois navios transportando combustível de óxidos mistos (MOX) partiram do porto francês de Cherbourg a caminho do Japão. É a sexta transferência de combustível MOX da Europa para o Japão. Os Dois navios – o Pacific Heron e o Egret do Pacífico, que pertencem à Pacific Nuclear Transport ( PNTL), uma subsidiária da International Nuclear Services e devem chegar nas águas japonesas na segunda metade de setembro. A PNTL disse: “A viagem está sendo realizada com todas as permissões de segurança e segurança necessárias dos reguladores nacionais e internacionais e os navios propostos são navegados por alguns dos marinheiros nucleares mais experientes do mundo”. O combustível MOX foi encomendado pela Kansai Electric Power Company para uso na unidade 4 da sua usina nuclear de Takahama. A Areva anunciou em setembro passado que iniciou a fabricação de 16 conjuntos de combustível MOX para uso nessa unidade. O combustível MOX contém plutônio recuperado do combustível usado por reprocessamento. O combustível usado do Japão e outros países tem sido rotineiramente reprocessado na Europa. O Japão está trabalhando para abrir sua própria instalação de fabricação MOX e não enviou combustível usado para a Europa para reprocessamento desde 1998.
De acordo com a Areva, “O combustível MOX se enquadra na categoria de materiais nucleares que exigem medidas de proteção física rigorosas. Medidas físicas extensas são incorporadas no plano de transporte para o transporte deste combustível para o Japão e garantir que os navios e sua carga estejam protegidos contra a ameaça de roubo ou sabotagem “.
Em fevereiro de 1997, o governo japonês afirmou que, de acordo com o compromisso a longo prazo do país com a energia nuclear, era necessário que o Japão começasse a usar o combustível MOX em seus reatores nucleares comerciais. Após este anúncio, as empresas japonesas de energia elétrica revelaram seus planos de usar combustível MOX em 16 a 18 reatores. Desde então, vários contratos de fabricação MOX iniciaram esse processo.
Comissionar a fábrica de reprocessamento de Rokkasho no Japão, que é baseada na tecnologia La Hague de Areva, vem fazendo progressos lentos. A instalação está programada para conclusão até setembro de 2018. Cerca de 5% do conteúdo do combustível MOX é o plutônio recuperado do combustível nuclear já utilizado em reatores geradores de energia. Reciclar o material desta forma aumenta a energia que ele produz em 12%. Se o urânio não descompactado também for recuperado e reutilizado, o valor aumenta para 22%. O processo também permite a separação dos produtos de fissão altamente radioativos, o que significa que os volumes dos resíduos mais perigosos são reduzidos em mais de 60%
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