ARGENTINA ASSINA CONTRATO PARA DAR CONTINUIDADE ÀS OBRAS DO PEQUENO REATOR CAREM-25

argentinaFoi assinado contrato para a conclusão das principais obras de concreto do pequeno reator CAREM-25 da Argentina. A Henisa Sudamericana vai empregar até 250 trabalhadores na obra, que é fundamental para o projeto, segundo anúncio do governo. Juan Cattáneo, gerente de Gestão de Obras da CAREM, que faz parte da Nucleoeléctrica Argentina, disse que  “O que foi assinado é extremamente importante para nós. Garante que no decorrer das próximas semanas será incorporado um número significativo de pessoas que permitirão para retomarmos o ritmo que a obra precisa. “ O contrato de 20 meses está focado na construção de “todas as estruturas de concreto do prédio do reator CAREM-25” e estarão envolvidos entre 230 e 250 trabalhadores, segundo anúncio do governo argentino.

O papel da Henisa é central para o plano de conclusão do CAREM que foi acordado pela Nucleoeléctrica e a Comissão Nacional de Energia Atômica do país em julho. O primeiro concreto foi lançado para o reator em fevereiro de 2014, marcando o início oficial de sua construção. No entanto, a obra foi várias vezes suspensa por descumprimento do contrato de construção pelo governo nacional, durante a gestão de Mauricio Macri. Em novembro de 2019, o trabalho foi interrompido pela contratada Techint Engenharia e Construção devido a atrasos nos pagamentos do governo, alterações de projeto e entrega tardia de documentação técnica. Em abril de 2020, foi anunciado que a construção seria retomada.

O nome CAREM é retirado da Central ARgentina de Elementos Modulares. O protótipo 32 MWe é a primeira unidade de energia nuclear projetada e desenvolvida internamente na Argentina. Pelo menos 70% dos componentes e serviços relacionados para CAREM-25 devem ser fornecidos por empresas argentinas. O modelo comercial idealizado pelo CNEA como base de uma usina de reator múltiplo teria uma potência maior entre 100 e 120 MWe.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of