ARGENTINA COMEÇA O ENCHIMENTO DO GASODUTO NÉSTOR KIRCHNER, QUE DEVE SER INAUGURADO EM 9 DE JULHO

Gasoducto Néstor KirchnerUm importante marco para o setor de energia da Argentina. O país iniciou hoje (20) o processo de enchimento do gasoduto Néstor Kirchner, que ligará o campo de gás Vaca Muerta, em Neuquén, à localidade de Salliqueló, na província de Buenos Aires. O processo de enchimento da linha deverá ser concluído no dia 9 de julho, quando o gasoduto será oficialmente inaugurado. O empreendimento permitirá que a Argentina reduza sua dependência das importações de gás da Bolívia.

Construído em tempo recorde, o gasoduto permitirá, com seus 573 km de extensão, uma economia anual de US$ 4,2 bilhões com a substituição de importações, favorecendo a economia de divisas e promovendo nossa independência energética”, escreveu a secretária de Energia, Flavia Royón, em uma rede social. “Os 50 mil empregos gerados graças a esta obra e a rapidez de sua execução e início de obra mostram a capacidade de trabalho que os argentinos têm quando há gestão e decisão política”, acrescentou.

FySE40AWwAMPrz1O trecho que será inaugurado corresponde à primeira etapa do projeto. A segunda fase prevê a continuidade da obra desde Salliqueló até San Jerónimo, no sul da província de Santa Fé, o que abriria a possibilidade de chegar aos grandes centros urbanos e industriais do país com maior volume de gás de Vaca Muerta, e vinculá-lo ao gasoduto Nordeste (GNEA) para abastecer as províncias da região.

Recentemente, o presidente Lula chegou a mencionar que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar parte da obra do gasoduto. A fala aconteceu durante viagem do presidente brasileiro à Argentina, em janeiro deste ano. Lula, no entanto, não chegou a detalhar como seria feito o financiamento ou qual seria o valor do empréstimo. No futuro, após novas obras de expansão, o gasoduto poderia chegar até o Brasil e ofertar gás natural ao nosso país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of