faixa - nao remover

ARGENTINA ENCERRA PROGRAMA DE INCENTIVO AO SETOR DE ÓLEO E GÁS

Poço de petróleo na ArgentinaO governo da Argentina decidiu encerrar o programa Oil Plus, voltado para o desenvolvimento do setor de óleo e gás do país. Lançado em 2008, o programa concedia créditos fiscais para investimentos voltados para desenvolver reservas e aumentar a produção de petróleo. No anúncio, feito nesta segunda-feira (13), através do diário oficial do governo argentino, o aumento da atividade no setor nos últimos anos foi a razão da decisão.

De acordo com o decreto publicado no Diário, os incentivos tinham sido postas em prática num momento em que a demanda por combustíveis líquidos na Argentina foi aumentando em mais de 7% ao ano. O Ministério da Economia ainda terá de pagar US$ 784,27 milhões a empresas credoras, como a Pan American Energy LLC e Pluspetrol SA. Para conseguir o montante, serão emitidos títulos para pagar dívida para com os produtores de petróleo que participaram do programa.

O principal foco do país passa a ser o depósito de xisto de Vaca Muerta, atualmente mal aproveitado. O local é a esperança para ajudar a diminuir o déficit comercial de energia calculado em US$ 6 bilhões no país. A expectativa do governo é atrair capital estrangeiro para desenvolvimento de Vaca Muerta, que pode vir a ser uma das maiores reservas de hidrocarbonetos não convencionais do planeta.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of