ARPEL E CTDUT FIRMAM PARCERIA PARA CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS
O Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) e a Associação Regional de Empresas de Petróleo e Gás da América Latina e Caribe (Arpel) firmaram uma parceria para promover projetos de capacitação pessoal e pesquisas. O resultado da parceria começa no curso de gerenciamento em corrosão.
O primeiro dos quatro módulos do curso já foi concluído nos Laboratórios em Escala Real do CTDUT no Rio. Instrutores da Divisão de Integridade da Colombiana Ecopetrol utilizaram os laboratórios de Proteção Catódica e Revestimentos, o Pigódromo e a oficina de workshop do centro de tecnologia para ministrarem as aulas teóricas e práticas. O Curso também contou com a participação de alunos da Petrobrás, Pluspetrol (Bolívia), YPFTransporte (Peru) e Ecopetrol (Colômbia).
A Arpel decidiu se juntar ao centro brasileiro, principalmente, pela capacidade de proporcionar, em um só local, diversos laboratórios de testes de tecnologia para a área de dutos. Fora as instalações atuais, o CTDUT está construindo um Loop de óleo de 2,5 km que irá proporcionar testes com óleo cru e derivados, etanol, água, entre outros.
Novo Laboratório
Em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o centro especializado inaugurou o novo Laboratório de Proteção Catódica e Revestimentos. Ele vai possibilitar o desenvolvimento de processos, novos equipamentos e tecnologias para a proteção de dutos.
Segundo Van den Bylaardt, Presidente do Conselho Executivo do CTDUT, o principal objetivo do laboratório é apoiar projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de empresas, universidades e centros de tecnologia. A instalação está aberta a toda a comunidade dutoviária, atendendo a demanda de transportadoras, distribuidoras, empresas que possuem dutos enterrados ou marítimos, além de fornecedoras de serviços e equipamentos na área de proteção catódica.
O acordo entre a Arpel e o CTDUT foi firmado na sessão de abertura do primeiro módulo do Curso de Gestão de Integridade de Dutos, reunindo presidentes e diretores, incluindo a assessora de diretoria da ANP, Heloise Helena Lopes Maia da Costa e o diretor de gás natural da Transpetro, Marcelo Rosa Rennó Gomes.
Deixe seu comentário