AS AUTORIDADES NUCLEARES DOS ESTADOS UNIDOS AUTORIZAM A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO REATOR DE SAL FUNDIDO
A Comissão Reguladora Nuclear dos EUA emitiu uma licença para a Abilene Christian University, autorizando a construção de um reator de pesquisa de sal fundido em seu campus, em Abilene, Texas. Esta decisão marca a primeira licença de construção para um reator avançado de combustível líquido e apenas a segunda para qualquer reator avançado emitida pela NRC. O reator de pesquisa de sal fundido será a primeira implantação do Natura MSR-1, um reator de pesquisa de 1 MWt, moderado por grafite, com fluido de fluxo de sal de flúor (combustível dissolvido no sal).
O MSRR será usado para pesquisa nuclear no campus e oportunidades de treinamento para professores, funcionários e alunos em tecnologias nucleares avançadas. O reator expandirá significativamente a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento de reatores de sal da universidade, apoiando o projeto, o desenvolvimento, a implantação e a penetração de mercado de reatores de sal fundido nos EUA. A NRC emitiu sua avaliação ambiental final para o local em 7 de março com uma conclusão de “nenhum impacto significativo”. Em 16 de setembro, a NRC concluiu sua avaliação final de segurança para o projeto do reator, concluindo que o Natura MSR-1 atende aos regulamentos federais e é seguro para construir.
“Este é o primeiro projeto de reator de pesquisa que aprovamos para construção em décadas, e a equipe trabalhou com sucesso com a ACU para resolver vários problemas técnicos com este novo design”, disse Andrea Veil, Diretora do Escritório de Regulamentação de Reatores Nucleares da NRC. “Daqui para frente, teremos inspetores no campus da ACU quando a construção começar”, declarou. A Natura Resources disse que a Zachry Nuclear Engineering concluirá a engenharia detalhada e o design de seu Natura MSR-1 “na primeira parte de 2025, o que será seguido rapidamente pelo envio do pedido de licença de operação à NRC”.
A ACU é a universidade líder na NEXT Research Alliance, que inclui o Georgia Institute of Technology, a Texas A&M University e a University of Texas em Austin. A aliança tem um acordo de pesquisa de US$ 30,5 milhões com a Natura Resources para licenciar e implantar o MSRR, que ficará localizado no Dillard Science and Engineering Research Center da ACU, a primeira instalação de demonstração de reator avançado dos EUA fora de um laboratório nacional. A construção do centro foi concluída em agosto do ano passado. “A ACU está entusiasmada por ter a Natura como parceira enquanto trabalhamos juntos para responder à crescente demanda mundial por energia confiável, isótopos médicos e água limpa por meio da implantação de reatores de sal fundido movidos a combustível líquido“, disse o presidente da ACU, Phil Schubert. “Com a emissão da licença de construção pela NRC, estamos um passo mais perto de tornar isso uma realidade. A abordagem orientada ao desempenho da Natura Resources para a implantação de reatores avançados rapidamente os moveu de um relativo desconhecido para um líder na emergente indústria de reatores avançados.”
O reator de pesquisa será a primeira implantação da Natura e acelera o desenvolvimento de seus sistemas de 100 MWe para aplicações comerciais. Para esse fim, a Natura está trabalhando para desenvolver um pequeno sistema MSR modular e anunciou recentemente uma parceria com o Texas Produced Water Consortium para explorar a implantação da tecnologia de sal fundido de combustível líquido da Natura, fornecendo fontes adicionais de energia confiável e distribuível, combinada com instalações de tratamento de água. “Se vamos atender às crescentes necessidades de energia, não apenas no estado do Texas, mas em nosso país e no mundo em geral, precisamos começar a implantar reatores nucleares avançados“, disse o fundador e presidente da Natura Resources, Douglass Robison. “A implantação do Natura MSR-1 na ACU não apenas demonstrará o licenciamento bem-sucedido de um reator de sal fundido alimentado por líquido, mas fornecerá dados operacionais que nos permitirão projetar e implantar nossos sistemas comerciais com segurança e eficiência.”
Deixe seu comentário