AS BACIAS DO NORTE E DO NORDESTE BRASILEIRO PODEM SER A NOVA GRANDE FRONTEIRA DO PETRÓLEO DO PAÍS
As bacias do Norte e do Nordeste brasileiro podem ser as novas grandes fronteiras do petróleo do país. A WesternGeco anunciou um novo projeto de “Reimaging” de 60 mil quilômetros de dados 2D em alta resolução na Margem Equatorial Brasileira, que abrange as bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas e Ceará. O projeto aplicará tecnologias avançadas de imagem para definir melhor complexas estruturas na região, que é considerada uma das últimas oportunidades de exploração de novas fronteiras. Por isso, a importância de aplicar novas tecnologias para obter dados em alta definição e oferecer às empresas uma melhor avaliação do investimento durante a fase de exploração. As bacias sedimentares do Nordeste brasileiro apresentam formações geológicas semelhantes às encontradas na Guiana e no Suriname, onde, nos últimos, anos várias importantes descobertas de hidrocarbonetos foram realizadas, além de serem análogas às bacias da Margem Conjugada Africana.
A solução da WesternGeco permitirá que as empresas de energia obtenham uma melhor compreensão da complexa geologia da região, reduzindo incertezas de exploração nos 289 blocos disponibilizados pela ANP para a Oferta Permanente de Concessão (OPC). O fluxo de reprocessamento “Broadband” usa o que há de mais moderno em termos de algoritmos de processamento de dados sísmicos, incluindo, atenuação de ruído e de múltiplas, preservado de amplitude real, tomografia e campo de velocidade “pseudo-3D”, criando um modelo de velocidade consistente em toda a margem. A WesternGeco disponibilizará Migração Kirchhoff TTI em profundidade, incluindo (Gathers) empilhamentos parciais (Full, Near, Mid & Far) e campo de velocidade consistente.
De acordo com Fernando Alvarez (foto), gerente WesternGeco Exploration Data – Brasil, o projeto representa a confiança no potencial do Brasil para a exploração de novos campos: “Estamos muito animados, utilizamos os melhores algoritmos e especialistas de processamento da WesternGeco para fornecer uma solução o mais precisa possível na exploração de uma importante margem de fronteira”.
Deixe seu comentário