AS NOVAS PREOCUPAÇÕES COM A CONSERVAÇÃO E A MANUTENÇÃO DE DUTOS CHAMA A ATENÇÃO DA LIDERROLL DURANTE A OTC
HOUSTON – POR FABIANA ROCHA – A OTC 2024 está batendo recorde de público, com muitos visitantes árabes, chineses e brasileiros. O Pavilhão Brasil só perde em tamanho para a representação da China. A Apex Brasil reuniu 53 empresas que participam de sua missão aqui em Houston, Texas, coração do petróleo nos Estados Unidos. Algumas delas já participaram da OTC, mas a maioria estão aqui pela primeira vez. O pavilhão formado por empresas brasileiras pode ser considerado como um dos mais visitados da feira, que traz muitas novidades em termos de tecnologia. O Petronotícias conversou com o empresário Paulo Fernandes, Presidente da Liderroll, uma empresa que tem muitas tecnologias ligadas a construtibilidade de dutos, com experiência internacional. Algumas de suas patentes são reconhecidas em 52 países. Fernandes volta à OTC pela primeira vez depois da pandemia. E está gostando do que está vendo.
– Como o senhor reencontrou a OTC em 2024?
– A feira está trazendo como novidade bastante tecnologia. Vejo que alguns materiais trazem a novidade de serem sinterizados, poliméricos, na parte de polímeros. Vejo um setor muito preocupado com automação, com robotização. Há muitA coisa de robótica aqui. E isso significa que o setor traz a tendência de seguir para muita automação nas operações, o que faz muito sentido na área offshore. Faz sentido, porque se quer reduzir o fator humano a bordo. Muita modernização na área de controle. Há muita coisa nesse sentido. Muita preocupação com fadiga de material, com empresas desenvolvendo softwares e sensores para detecção de fadigas dos materiais pela vibração.
– O senhor acha que está havendo uma mudança no conceito da engenharia?
– Sem dúvida. Esses são alguns exemplos dessa mudança na engenharia de petróleo. Obviamente, buscando cercar com mais cuidado com o meio ambiente, uma evolução para fazer frente as novas formas de combustíveis da linha branca, de combustíveis não fósseis.
– O senhor acha que esta é uma tendência mundial?
– Interessante a sua pergunta, Fabiana. Você vive aqui nos Estados Unidos e vai concordar comigo. Eu percebo que 60% da frota aumentou muito. Os carros aumentaram muito de tamanho aqui nos Estados Unidos. No Texas então, nem se fala. Aqui, não tem mais carro pequeno quase. É só Pickups e hiper pick-ups. Tudo gigante. Big. O que demonstra que aqui, quase ninguém está preocupado com consumo de combustível fóssil. Onde se vai, pode ser visto seis carros grandes e quatro menores. Motores potentes. Pelo que vejo, os motores a combustão vão ficar por um bom tempo. Um indicador que pode ser percebido aqui.
– E a energia renovável?
– Eu não vi nada de hidrogênio aqui na feira. Não vi ninguém tocando neste assunto. Pode até ser que um estande ou outro tenha apresentado, mas não vi. Mas vi alguma coisa de energia eólica offshore, com algumas empresas já fincadas nisso, mas a tendência de mercado, as energias alternativas, carros elétricos, hidrogênio, nada. Nenhuma abordagem neste sentido. Afinal, é uma feira de petróleo. Mas, na minha opinião, ainda vai demorar muito tempo para que haja esta transição em termos de veículos.
– E em relação a Liderroll?
– Olha, eu vejo que o segmento de dutos aqui, obviamente, é bem focado, porque os Estados Unidos tem uma malha de transporte muito grande. Claro, há oportunidades aqui sim. O mercado se abriu muito para isso. Bom pra nós. Vejo que está tendo uma mudança de mentalidade em relação a integridade dos dutos. E isso vem de interesse da Liderroll, porque eles estão com mais preocupação, mais cuidados na conservação e aí a nossa tecnologia promove isso, no sentido dela evitar corrosão, isola o duto eletricamente na terra, então acho que vai abrir grandes oportunidades no mercado piers e pipe-rack, que podem proporcionar boas conversas com empresas que operam aqui, que ficaram surpresas com o nosso nível de conhecimento sobre o tema, porque parece um tema secundário, mas no próprio regulamento de dutos terrestres da ANP, ele não tem este capítulo, que é o capítulo de acessórios para dutos. Isso é fato, até mesmo já levei para a ANP na época. Então, eu vejo que ele aqui, já começaram a ter essa preocupação e essa atenção. E isso é bom pra Liderroll.
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