AS CONSTRUÇÕES DAS PRIMEIRAS USINAS NUCLEARES DO EGITO FORNECIDAS PELA ROSATOM SEGUEM DENTRO DO CRONOGRAMA
O diretor-geral da Rosatom, Alexey Likhachev, acompanhou de perto a construção da Central Nuclear de El-Dabaa, no Egito. Ele estava em uma delegação de alto nível que visitou a planta. Com Likhachev estavam o Ministro de Eletricidade e Fontes de Energia Renovável, Mohamed Shaker, com quem teve uma reunião, e o presidente da Autoridade de Usinas Nucleares do Egito, Amged El-Wakeel. A delegação percorreu o local da construção da usina para verificar o andamento das obras, visitou o porto marítimo construído para a futura usina nuclear e recebeu relatórios sobre o progresso das obras de construção das Unidades 1, 2 e 3 e das obras preparatórias da Unidade 4, visando o futuro início da concretagem. Alexey Likhachev, disse que a construção das três primeiras Unidades da Usina Nuclear de El-Dabaa está seguindo rigorosamente o cronograma. “As obras preliminares estão em andamento no local da Unidade 4. Até o final deste ano, esperamos obter a licença de construção para a Unidade 4 da Autoridade de Regulação Nuclear e Radiológica Egípcia. Após isso, poderemos realizar o primeiro despejo de concreto, o que significará o início da principal etapa de construção da Unidade 4”, detalhou.
Durante a visita, o ministro Shaker explicou que a história das relações bilaterais remonta à década de 50 do século passado, quando a União Soviética ajudou o Egito na construção da Barragem de Assuã, do complexo metalúrgico em Hilwan e da fundição de alumínio em Nag Hammadi. Além disso, foi a União Soviética que forneceu ao Egito o primeiro reator de pesquisa do país lançado em 1961. As relações entre os dois países alcançaram seu pleno desenvolvimento e florescimento com o atual presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sisi. Foi durante esse período que a Rússia foi escolhida pelo Egito como parceira estratégica para a implementação do projeto de construção da primeira usina nuclear do país.
Amged confirmou que a Autoridade de Usinas Nucleares (NPPA) está comprometida e fazendo todos os esforços possíveis para realizar o sonho de todos os egípcios – o início da primeira usina nuclear no Egito, em conformidade com todos os critérios de segurança nuclear e o bem-sucedido cumprimento das etapas do cronograma do projeto. “Entre essas realizações deste ano, podemos mencionar a chegada do primeiro equipamento de longo prazo – o coletor de núcleo – ao porto especializado de El-Dabaa e sua entrega ao local de construção da usina em 20 de março. Em 3 de maio, foi realizado o primeiro concreto na Unidade 3. Um ano antes, o primeiro concreto foi despejado nas Unidades 1 e 2”, concluiu Amged.
Deixe seu comentário