AS SUL-COREANAS HYUNDAI ENGINEERING E A KAERI SE UNEM PARA PRODUZIR PEQUENOS REATORES NUCLEARES PARA O MERCADO
Se o Brasil não correr em direção à tecnologia de produção de pequenos reatores nucleares modulares, vai ficar pra trás e perder o bonde da história. O mundo inteiro está se mexendo e direção às nova opções de geração nuclear de energia e dá a impressão que os responsáveis por dar o sinal verde para esta produção ficam inertes, parados, esperando que alguém se comprometa com o tema. A diferença fundamental está em abrir esse campo para as empresas privadas interessadas e aprender as novas tecnologias. Agora, mais um exemplo que vem da Ásia. A Hyundai Engineering e o Instituto de Pesquisa de Energia Atômica da Coreia (KAERI) assinaram um memorando de entendimento para colaborar na comercialização e exportação do pequeno reator modular SMART (SMR) projetado pela Coreia no exterior. O acordo foi assinado pelo CEO da Hyundai Engineering, Hong Hyun-seong, e pelo presidente da KAERI, Joo Han-gyu, na sede da KAERI em Yuseong-gu, Daejeon.
A Hyundai Engineering será responsável pelo desenvolvimento de negócios, financiamento e EPC (engenharia, aquisição e construção) para verificação e comercialização SMART, enquanto a KAERI será responsável por tarefas de apoio, como projeto e o licenciamento de reatores. O SMART (Reator Modular Avançado Integrado ao Sistema) da Coreia é um reator de água pressurizada de 330 MWt com geradores de vapor integrados e recursos avançados de segurança. A unidade foi projetada para geração de eletricidade (até 100 MWe), bem como para aplicações térmicas, como dessalinização de água do mar, com vida útil projetada de 60 anos e ciclo de reabastecimento de três anos.
Desenvolvido pela KAERI, o SMART recebeu aprovação de projeto padrão do regulador coreano em meados de 2012. A KAERI planejou construir uma planta de demonstração para operar a partir de 2017. Em abril deste ano, a KAERI assinou um memorando de entendimento com o governo de Alberta para colaborar na implantação da tecnologia SMR – incluindo o reator SMART projetado pela Coreia – na província canadense. Em setembro, a KAERI e a Atomic Energy of Canada, concordaram em uma parceria inovadora de P&D nuclear, assinando um memorando de entendimento. Este memorando de entendimento afirmou o compromisso de ambas as instituições em colaborar na área de ciência e tecnologia nuclear civil.
Deixe seu comentário