faixa - nao remover

ASEL-TECH CONSEGUE SUA PRIMEIRA PATENTE NOS EUA

Por Paulo Hora (paulo.hora@petronoticias.com.br) –

DSC03025Empresa especializada em detecção de vazamentos em dutos, a Asel-Tech conseguiu sua primeira patente nos EUA. O presidente da companhia, Julio Alonso, ressaltou a importância dessa patente, que abre grandes oportunidades de negócio no atrativo mercado americano, onde já estão negociando com grandes petroleiras. O sistema desenvolvido para a detecção de vazamentos no transporte de fluidos em dutos conta com softwares baseados em dados de emissões acústicas. Sensores instalados ao longo da linha fornecem dados para o reconhecimento de padrões e a detecção dos vazamentos é realizada através dos sinais gerados pela abrupta ruptura da parede do duto, causada por acidentes.

Como funciona a tecnologia patenteada nos EUA?

É um sistema acústico de detecção de vazamentos em oleodutos. É a primeira patente que conseguimos nos EUA. Para se ter uma ideia, aqui no Brasil estamos esperando uma definição há sete anos, enquanto lá nos EUA, onde o serviço é mais ágil e organizado, já que atende a muitas empresas, conseguimos em três anos. A última disputa judicial foi ganha em setembro do ano passado.

Já há clientes interessados nessa tecnologia?

Sim, vários. Entre as empresas que nos procuraram, estão Shell, Exxon, Kinder Morgan, Magellan e BP. Não posso falar com quais já estamos negociando ou de valores envolvidos, mas por enquanto estamos focados no mercado americano.

Você considera que o mercado americano está mais interessante, neste momento, do que o brasileiro para os produtos da Asel-Tech?

Sem dúvida. Pelo tamanho do mercado. É um país com muitos dutos, em que aconteceram muitos acidentes, o que resultou em muita pressão da sociedade por segurança. Lá nos EUA existem mais de 4 milhões de quilômetros de dutos, enquanto no Brasil, há 20 mil.

Vocês estão buscando patentes em outros países?

Sim. No Peru, na Turquia, nos Emirados Árabes Unidos, entre outros.

A Asel-Tech é especializada em outras tecnologias, além das que detectam vazamentos em dutos?

A detecção de vazamentos em dutos é a nossa especialidade, mas temos outros produtos, como os robôs que fazem inspeções em tanques de petróleo ou gasolina e os sistemas de ancoragem de dutos contra flutuação, que, inclusive, nós já fornecemos à Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of