faixa - nao remover

ASSEMBLEIA DA PETROBRÁS APROVOU OS NOVOS CONSELHEIROS DA EMPRESA

Gileno-Gurjão-BarretoDepois de muita polêmica envolvendo a troca no Conselho de Administração da Petrobrás, a Assembleia Geral Extraordinária da companhia elegeu hoje (19) os oito novos nomes que irão compor o colegiado. O novo presidente do Conselho será Gileno Gurjão (foto), diretor-presidente do Serpro, órgão de processamento de dados do governo federal e que havia sido indicado pela União.

Além dele, também foram eleitos o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas de Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Alencar. Para lembrar, esses dois nomes, também indicados pela União, tiveram parecer pela rejeição do Comitê de Elegibilidade da Petrobrás, que apontou para possível conflito de interesse com os cargos que ocupam atualmente. O governo federal, por sua vez, bateu o pé e insistiu na nomeação de ambos.

A lista de eleitos da União inclui ainda Caio Andrade (presidente da Petrobrás), Edison Garcia e Iêda Cagni. Pelos acionistas minoritários, os conselheiros eleitos foram Marcelo Gasparino e João José Abdalla.

O resultado não agradou a categoria dos trabalhadores da empresa. Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), disse que viu “desrespeito à Lei das Estatais, descaso com a governança corporativa e abuso de direito do acionista majoritário na Assembleia Geral Extraordinária”. A entidade sindical prometeu ainda entrar com ação na Justiça Federal, na segunda-feira (22), para anular a assembleia, por conta da aprovação dos nomes de Jônathas de Castro e Ricardo Alencar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of