ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE OPERADORES NUCLEARES ASSINA ACORDO PARA MELHORAR AINDA MAIS A SEGURANÇA DE USINAS
A Associação Mundial de Operadores Nucleares (WANO) e a Agência de Energia Nuclear da OCDE (NEA) assinaram um memorando de entendimento em Paris para cooperação no desenvolvimento de abordagens, práticas e métodos para fortalecer a segurança nuclear global. O acordo, que diz respeito à operação segura das usinas nucleares e aos aspectos humanos da segurança nuclear, “facilitará o intercâmbio de informações entre as partes interessadas nos países membros do NEA e os operadores das usinas nucleares, aumentará a compreensão comum dos desafios da cultura de segurança nuclear e apoiará esforços para aumentar ainda mais a segurança nuclear em todo o mundo “, disse um comunicado oficial das duas organizações.
O diretor-geral da NEA, William Magwood, disse que a segurança nuclear global é “a responsabilidade de todas as partes interessadas, incluindo o público, os governos, os reguladores independentes e a indústria. Esse acordo constitui um novo passo em frente para o NEA para garantir que em nossos países membros tenham acesso a informações relevantes e abrangentes derivadas das experiências da indústria”. Disse também que “As interações com o setor da indústria global através do WANO aumentariam as oportunidades para os comitês do NEA compartilhar as melhores práticas e recomendações para a indústria. Por isso, contribuiria para a realização bem-sucedida da missão NEA para auxiliar sua adesão em alcançar excelência em segurança nuclear “.
A WANO e a NEA já identificaram a cultura da segurança como um assunto fundamental de interesse comum e no próximo ano planejam lançar uma série de discussões específicas do país para explorar a influência da cultura nacional sobre a cultura de segurança. Presidente da WANO, Jacques Régaldo, disse que tanto a WANO como a NEA compartilham objetivos comuns em relação à segurança e confiabilidade da energia nuclear em todo o mundo, e sua colaboração trará benefícios mútuos para ambas as organizações e seus membros. A WANO é uma associação de membros sem fins lucrativos criada em 1989 pelos operadores de energia nuclear do mundo para trocar conhecimento de segurança e experiência operacional entre as organizações que operam reatores de energia nuclear comercial. Os membros da WANO operam cerca de 440 unidades de reator em mais de 30 países. O NEA é uma agência intergovernamental que facilita a cooperação entre países com infraestrutura de tecnologia nuclear avançadas para buscar a excelência em segurança nuclear, tecnologia, ciência, questões ambientais e econômicas e direito.
Deixe seu comentário