ASSOCIAÇÕES CRITICAM INVESTIMENTO DO BNDES PARA CONSTRUÇÃO DE PORTO NO URUGUAI
Membros do setor portuário brasileiro estão criticando um possível investimento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) de até US$ 1 bilhão para construção de um porto de águas profundas em Palenque, no Uruguai. Executivos acreditam que financiar um porto no país vizinho criará uma competição prejudicial aos portos da região Sul.
Em reportagem de Francisco Góes, publicada nesta terça-feira (11) no jornal Valor Econômico, o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli (foto), disse não ser contrário a construção de um porto no Uruguai, mas considera que o investimento do BNDES no empreendimento representa a criação de concorrência direta aos portos do Sul. Segundo o executivo, o governo brasileiro deveria se concentrar na criação de plataformas logísticas no Brasil.
Em conjunto com a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), a ABTP vai enviar uma carta à presidente Dilma Rousseff relatando a visão do setor sobre o tema. Segundo o Valor, ainda não há pedido de consulta de financiamento para o projeto dentro do BNDES, que não quis comentar o assunto.
Deixe seu comentário