ATÉ A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, OS GRANDES PLAYERS MUNDIAIS DA ENERGIA E DO PETRÓLEO ESTARÃO REUNIDOS NA NORUEGA
Começou nessa segunda-feira (29) e vai até o dia 1º de setembro, em Stavanger, centro de uma das principais regiões econômicas da Noruega, um encontro de negócios que vai viver e respirar transição energética, tecnologia e inovação. É ali que acontecerá a ONS, o mais importante evento sobre esses temas da Europa e um dos principais pontos de encontro do mundo para líderes da indústria, especialistas técnicos, inovadores, autoridades, gestores, políticos e analistas. Para lembrar, este é o principal evento sobre energia, offshore e transição energética da Europa. Ele acontece a cada dois anos na cidade, atraindo a cada edição mais de 65 mil visitantes de cerca de 100 países, alternando com a cidade de Aberdeen, na Escócia. O tema principal do evento nesta edição será Trust (Confiança). Para a organização da ONS, a confiança é a base para o sucesso com parcerias, negócios e recrutamento. Quando os atores internacionais – empresas, países, organizações, indivíduos – confiam uns nos outros, é possível fazer florescer a cooperação mútua para a paz, o lucro e a prosperidade. Esse conceito é considerado fundamental para acelerar a transição energética, por possibilitar a colaboração na busca por soluções e a superação conjunta dos obstáculos no caminho para um futuro mais sustentável.
A conferência de abertura contará com a presença do príncipe herdeiro da Noruega, Haakon, do primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, do empresário Elon Musk, do presidente ucraniano Volodmir Zelensky, da ministra da Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável do Marrocos, Leila Benali, do diretor executivo da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, e de CEOs de grandes empresas de energia, como Anders Opedal, presidente da Equinor. Além disso, a programação inclui palestras, debates, sessões técnicas, workshops, arenas, eventos para jovens e uma feira, que devem receber mais de 65 mil visitantes de 100 nações e mais de 500 expositores ao longo de quatro dias.
O Brasil participará do evento em diferentes momentos: em uma sessão especial sobre seu mercado de energia no dia 29 agosto; em uma sessão sobre energia eólica offshore, no dia 30; nas sessões sobre captura e armazenamento de carbono e hidrogênio; e nas discussões sobre mercados Net Zero. O país será representado por uma delegação de empresas e organizações, organizada pela Norwegian Energy Partners (NORWEP), instituição que apoia e auxilia a internacionalização da indústria de energia da Noruega. Segundo Marianne Fosland, cônsul-geral da Noruega no Brasil, a ONS é um ponto de encontro importante para as comunidades empresariais brasileira e norueguesa: “O evento oferece uma grande oportunidade para continuar a parceria com o Brasil na nova era da transição energética. O país é um mercado estratégico para a Noruega, especialmente nos setores de energia e offshore, onde ocorrem mais de 70% dos investimentos noruegueses. Somos parceiros de longa data e comprometidos com o Brasil nos novos desenvolvimentos para um futuro de baixo carbono.”
Entre os integrantes da delegação brasileira na ONS estão o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), bem como as empresas Petrobrás, Equinor, Enauta, PetroRio, EnP Energy Platform, Ocyan e Prumo Logística/Porto do Açu.
Deixe seu comentário