ATOMFLOT ASSINA CONTRATO COM A BALTIC SHIPYARD PARA A CONSTRUÇÃO DE MAIS DOIS QUEBRA-GELOS MOVIDOS A ENERGIA NUCLEAR
Assinado um acordo entre o Baltic Shipyard e a Atomflot para a construção de mais dois quebra-gelos movidos a energia nuclear, dentro do Projeto 22220 da Rússia. A Atomflot, operadora da frota, disse que o contrato que o primeiro dos dois novos quebra-gelos está programado para comissionamento em dezembro de 2028 e o segundo para dezembro de 2030. O corte do primeiro aço está programado para o terceiro trimestre de 2023. Os três primeiros quebra-gelos movidos a energia nuclear da frota – Arktika, Sibir e Ural – já estão operando na rota marítima do norte da Rússia, onde sua tarefa é fornecer navegação durante todo o ano no Ártico. Existem atualmente dois quebra-gelos – o Yakutia e o Chukotka – que já estão em construção.
Os quebra-gelos têm 174 metros de comprimento e 34 metros de largura, 60 MW de potência com uma tripulação de mais de 50 pessoas e uma vida útil prevista de 40 anos. O diretor-geral da Atomflot, Leonid Irlitsa, explica que a continuação da construção de uma série de quebra-gelos nucleares universais é um elemento-chave no desenvolvimento integrado da zona ártica da Federação Russa. “Apesar dos fatores externos, estamos implementando um plano para aumentar o transporte de cargas nas águas da Rota do Mar do Norte. Os quebra-gelos nucleares modernos são a base para o sucesso dos projetos do Ártico. Em altas latitudes, somente nós podemos garantir a pilotagem segura dos navios enquanto mantendo a velocidade comercial”, declarou.
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