ATOS E SENAI CIMATEC LANÇAM O PRIMEIRO CENTRO DE EXCELÊNCIA DE COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PARA APOIO DE NOVOS NEGÓCIOS

xxxwwA Atos em parceria com o SENAI CIMATEC, lançam o primeiro centro de excelência em computação quântica dedicado ao setor empresarial do Brasil.  Localizado em Salvador, na Bahia, o Latin America Quantum Computer Center (LAQCC) incentiva  a divulgação desse tipo de tecnologia no país, impulsionando a capacitação de mão de obra e incentivando pesquisas científicas nas mais diversas áreas, como química e biologia. O LAQCC será capaz de realizar estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada. Nelson Campelo(foto principal), CEO da Atos na América do Sul, “O lançamento do Latin America Quantum Computer Center é resultado de uma sólida relação de confiança entre a Atos e o SENAI CIMATEC, e o compromisso com o avanço científico do país. Juntos, ajudamos a posicionar o Brasil como uma das nações com poder em supercomputação. Agora, demos um passo importante para impulsionar a computação quântica no mercadowswsws brasileiro.”

Para o  diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Peter Andrade(foto a direita), O SENAI CIMATEC será a primeira instituição voltada para Quantum Computing Technology (QCT) na Bahia e uma das poucas em âmbito nacional. Com a parceria da Atos, estamos nos lançando como um novo player no desenvolvimento científico e tecnológico do disruptivo ramo da Computação Quântica.” De acordo com o diretor de Big Data e Security da Atos, Luis Casuscelli, a aplicação da computação quântica está sendo cada vez mais requisitada e com soluções nesse sentido, pesquisas dos mais diversos segmentos serão aceleradas e se tornarão mais assertivas. Segundo o executivo, esse avanço é possível por conta da integração entre tecnologia quântica e os supercomputadores, máquinas de alto desempenho.

swdddffCom velocidade de processamento e capacidade de memória milhares de vezes superiores aos computadores comerciais, os supercomputadores são capazes de efetuar cálculos complexos e tarefas extensas e intensivas. Nesse sentido, o avanço dessa tecnologia, juntamente com a computação quântica, beneficiará áreas que lidam com grande volume de dados, como medicina, meteorologia, geologia, física e óleo e gás. “Por isso, nossa expectativa é que, em um período de até cinco anos, essas soluções se tornem mais acessíveis e, com isso, desempenhem um papel maior nas indústrias. É fundamental já estarmos preparados para essa disrupção”, afirma Casuscelli (foto a esquerda).

Para complementar a inauguração do centro, a Atos e o SENAI CIMATEC anunciam o lançamento do Quantum Learning Machine (QLM), o simulador mais potente do Brasil que permite a criação de algoritmos quânticos de grande capacidade, agnóstico às implementações reais, que será utilizado pelo CIMATEC no desenvolvimento de pesquisas. O simulador foi batizado de CIMATEC KUATOMU e, com ele, pesquisadores e cientistas terão acesso à tecnologia que, assim como o centro, ficará alocada em Salvador.

O evento de lançamento do Centro de Computação Quântica será realizado no dia 05 de maio, às 9h, pelo link  https://youtu.be/I2Bg9wwJHCM.wswsfff

Confira a programação:

9h às 9h30: Mesa de Abertura

9h30 às 9h35: Vídeo de Abertura

9h35 às 9h45: Apresentação Técnica do Centro de Computação Quântica

Leone Andrade – Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC

09h45 às 9h55: Apresentação do Quantum Learning Machine

Damien Declat – Group VP, Head of HPC, AI & Quantum Business Operations at Atos Mundial

9h55 às 10h: Inauguração do Simulador Quântico CIMATEC KUATOMU

10h às 10h10: Quantum Computing for The Defense Sector

Dr. Patrick J. Baker – Head of Quantum at U.S. Army Combat Capabilities Development Command

10h10 às 10h20: Computação Quântica na Indústria

Miguel Setas – Presidente do Conselho da EDP Brasil

10h20 às 10h50: Painel Computação Quântica: Desafios e Oportunidades

10h50 às 11h: Abertura de microfones para perguntas e respostas

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of