AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER PROJETO DE NOVAS TERMELÉTRICAS EM MACAÉ
O Ibama realizará amanhã (16) uma audiência pública sobre projetos de implantação de duas novas usinas termelétricas em Macaé (RJ). As plantas Jaci e Tupã, criadas pela Global Participações em Energia (GPE), vão usar o gás processado pelo Terminal Cabiúnas, da Petrobrás. Os projetos estão animando a prefeitura da cidade, que enxerga a possibilidade de transformar o município em um polo nacional de energia.
“Todos os indicadores, análises e perspectivas apontam que o gás natural será a fonte de uma nova fase de prosperidade para Macaé. Acompanhamos o andamento desses projetos e acreditamos que a instalação dessas usinas termelétricas criam em nossa cidade um potencial de produção de energia não visto em outras cidades do país“, analisou o secretário de Ambiente de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé, Gerson Martins.
A expectativa é que a cidade abrigue nove usinas termelétricas dentro dos próximos cinco anos, que produzirão energia através do gás natural processado em Cabiúnas. Macaé conta hoje com duas térmicas – Mário Lago e EDF Norte Fluminense.
“Temos atualmente a construção da termelétrica Marlim Azul, através de um consórcio que possui a Shell como uma das empresas investidoras. Outras duas unidades já estão licenciadas, com participação em leilões realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Acompanharemos agora a audiência pública sobre esses dois novos projetos e existe mais um em fase de estudos“, acrescentou o secretário.
Qual o horário e local?