AUDITORIA REVELA SAQUE DE US$ 10 MILHÕES NA REFINARIA DE PASADENA
Um saque de US$ 10 milhões da conta da refinaria de Pasadena foi realizado apenas com autorização verbal e sem qualquer tipo de documento, segundo apurou a Gerência de Auditoria de Abastecimento da Petrobrás.
O dinheiro foi retirado da conta da refinaria numa corretora, a MF Global, no dia 5 de fevereiro de 2010, de acordo com um relatório obtido pelo jornal “O Globo”. O documento não informou quem fez o saque e tampouco especifica o destino e a finalidade do dinheiro.
O relatório da auditoria, com data de 29 de março de 2011, cita que a falta de documentação em transações financeiras prejudica o controle e acompanhamento de movimentações de dinheiro. “A autorização verbal, conforme informação da unidade, não encontra amparo em norma interna nem nas boas práticas de controle interno”, aponta o documento.
A revelação de mais esta suposta irregularidade envolvendo a refinaria de Pasadena deixa ainda mais tenso o clima dentro da Petrobrás. Além disso, na noite desta quarta-feira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber (foto) emitiu uma liminar determinando a instalação de uma CPI exclusiva para investigar irregularidades dentro da estatal. Como a decisão da ministra tem caráter provisório, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, já declarou que seu partido vai recorrer da decisão.
Os “modus operandis” dos Diretores Costa e Cerveró na Petrobras são idênticos. A Delta de Cachoeira, foi patrocinada pelo Diretor Paulo Roberto Costa, assim como a Engevix e Alusa foi alçada a condição de Grade EPcista por obra Cerveró na construção do Polo de tratamento de Gas de Cacimbas e Anchieta no ES. Essas empresas, saíram da condição de empresas tapa buracos, sondagens a trado, contenção de encostas, fabricação de postes “CAVAN” e dormentes para construção de Empreendimentos, outrora construídos pela CNO – AG – Camargo Correia. Passaram a participar de certames licitatórios de Porte na Estatal e sagravam vencedora… Read more »