CRISE AUMENTA DEMANDA POR SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE COBRANÇA NO SETOR DE ÓLEO E GÁS
Por Matheus Meyohas (matheus@petronoticias.com.br) –
Em um momento de mercado instável e sem muitas outras oportunidades de negócios, empresas com dívidas para cobrar precisam reduzir custos ao máximo ao negociar suas cobranças. É o que defende a empresa Inovar Recreio, assessoria de cobranças, que vem crescendo em diversos segmentos. O diretor administrativo de Auditoria em Cobranças da companhia, Carlos Eduardo Ferreira, conta que tem notado um crescimento na demanda por este tipo de serviço no setor de óleo e gás, e começaram a apostar nisso. Ferreira ainda destacou a necessidade do serviço no tratamento das dívidas entre as empresas. “O mercado precisa rever alguns conceitos. Minimizar custos, principalmente nessa área de cobrança, é o ideal“, afirmou. De acordo com ele, não cobrar comissões sobre os serviços realizados é um dos principais pontos da Inovar no mercado, e tende a ser seguido pelas outras empresas do ramo. “É uma parceria, para não corroer mais as finanças das empresas que nos contratam. Acho que hoje, no mercado, todos terão que ter esse pensamento, para ter uma cobrança salutar e ajudar o mercado financeiro a se recuperar”, declarou.
Como é o seu trabalho?
Sou um profissional de 28 anos de mercado, sempre trabalhei com administração de carteira de cobrança. A Inovar tem um procedimento diferenciado, é a única empresa que não cobra comissões. Todo o mercado é baseado em cobrança de comissões, em cima do êxito que se obtém na cobrança. A Inovar faz o trabalho, especializado, reeduca os devedores e faz essa cobrança sem custear comissão. Fazemos cobrança de todos os tipos de crédito existentes.
O senhor tem notado um aumento na demanda com a crise na indústria de óleo e gás?
Com os problemas da Lava Jato e da economia, a demanda de cobrança tem aumentado muito, então esse sistema de cobrança foi uma mudança proposta pelas empresas justamente por isso. A gente oferece esse sistema para que o cliente não tenha nenhuma perda de comissão na já combalida receita dele. A demanda por cobranças é muito grande, e vai aumentar até que o governo tome uma medida.
E que medida seria essa?
Não vai haver um ajuste mercadológico se mantiverem essa carnificina de caça às bruxas. Não consigo visualizar, a não ser por uma atitude muito drástica do governo. Os crimes não foram cometidos pelas empresas, foram por pessoas fisicas, diretores, executivos. Se o governo não renegociar os contratos, realinhar, alimentar novamente essas empresas e der os créditos que elas merecem, vai ser muito complicado. O ideal seria realinhar as empresas, rever os conceitos contratuais e no final fazer um ajuste de contas. Fundamentar novos empreendimentos para que essas empresas possam devolver esse valor e continuar empregando. Quanto mais desemprego você tem, mais desordem social isso vai criar, e a tendência é piorar. Não há condições de se recuperar o mercado se não for com conversa, com diálogo e ajustes. O governo não tem como fugir. Empresas como Alumini, OAS, Iesa e outras estão pedindo recuperação judicial, com 30 ou 40 anos de mercado. Só o governo federal é que tem na mão dele a salvação da economia.
E onde entram escritórios como a Inovar nessa história?
O escritório de cobrança nada mais é do que contratar um contador, um administrador para a empresa. Vai ajudar essas companhias no momento de negociação do que tem para receber. Quanto mais rápido as empresas voltarem ao mercado, mais rápido a crise vai passar. Não adianta colocar o seu “contas a receber” à parte, porque quanto mais você vende, e pior administrado é, mais cresce sua inadimplência e mais rápido a crise chega.
Qual deve ser o primeiro passo para uma empresa endividada num momento complicado como esse?
Você tem vários segmentos que podem melhorar o dia a dia comercial da empresa. Tratar de maneira mais profissional as suas cobranças é um grande passo, mas isso requer uma outra estrutura. O mercado precisa rever alguns conceitos. Minimizar custos, principalmente nessa área de cobrança, é o ideal. É fundamental que as empresas revejam seus conceitos na hora de vender e tratar suas cobranças com muito mais carinho. Minimizando cada vez mais os riscos na contratação de uma eventual cobrança.
E como a Inovar se posiciona no mercado?
A Inovar tem como princípio comercial a diminuição do custo para quem contrata cobrança. Não cobrar comissão, não onerar cada vez mais o cliente, esse é o objetivo final da empresa. Não é uma companhia que adiciona custos a quem nos contrata, e isso é fundamental para o mercado. É uma parceria, para não corroer mais as finanças das empresas que nos contratam. Acho que hoje, no mercado, todos terão que ter esse pensamento, para ter uma cobrança salutar e ajudar o mercado financeiro a se recuperar. As empresas de cobrança são os órgãos reguladores das contas a receber. Se não for, você dificulta cada vez mais a recuperação de seu crédito.
Qual a sua visão sobre os departamentos de cobranças das companhias?
Toda empresa já possui um departamento de cobranças. Mas o fato de essas pessoas não terem o expertise em cobrança gera despesas, ônus para a empresa. Ao contratar uma boa empresa de cobrança, ela vai dar um retorno muito mais eficaz e vai diminuir seu custo interno na contratação de mão de obra. Ela vai ser um braço para a contratante minimizar custos. Não acredito que as empresas precisem ter um setor de cobrança. Precisa ter é um controle sobre as empresas de cobrança, para agilizar e monitorar as informações e ter um retorno mais rápido das cobranças.
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