AUMENTOU QUASE 6% O VOLUME DE CARGAS TRANSPORTADAS NA HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ NO PRIMEIRO SEMESTRE | Petronotícias




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AUMENTOU QUASE 6% O VOLUME DE CARGAS TRANSPORTADAS NA HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ NO PRIMEIRO SEMESTRE

1721823763236Aumentou a quantidade de carga transportada na Hidrovia Tietê-Paraná no primeiro semestre deste ano. Ao todo, foram movimentadas aproximadamente 974 mil toneladas de carga, 5,8% a mais do que no mesmo período de 2023. Entre os principais produtos transportados estão soja, farelo de soja, milho e cana-de-açúcar. No primeiro semestre deste ano, as cargas foram predominantemente soja, com 786.927 toneladas (81%), e cana-de-açúcar, com 186.327 toneladas (19%). Esses dados referem-se ao trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná, de acordo com o balanço da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo, por meio do Departamento Hidroviário (DH). Cerca de um terço (800 km) dos 2,4 mil km de extensão da hidrovia passam por São Paulo. Os demais 1,6 mil km dividem-se entre Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, explicou que a Hidrovia Tietê-Paraná é o principal sistema de transporte hidroviário de carga do estado e um importante corredor de exportação multimodal do país. “Por consumir menos combustível e emitir menos poluentes por volume de carga transportada, é considerada um meio logístico mais econômico e sustentável, quando comparamos ao transporte rodoviário. Vale destacar que a hidrovia é um eixo importante de escoamento de cargas da região Centro-Oeste, que têm como destino o Porto de Santos”, disse.

A Semil, por meio do DH, iniciou, no primeiro semestre de 2023, as obras de ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava, que tem como objetivohidr estimular o transporte aquaviário, desenvolvendo a logística no Estado de São Paulo. O investimento do governo do Estado ultrapassa R$ 300 milhões e o projeto visa melhorar a navegabilidade durante os períodos de estiagem, reduzindo o risco de interrupção da navegação devido à diminuição do nível de água do reservatório. “Essa obra consiste no aprofundamento do canal em 3,5 metros ao longo de 16 quilômetros, que permitirá a passagem de embarcações de grande porte nos períodos em que o nível da água menor reduz também o calado permitido”, destaca o subsecretário de Logística e Transportes da Semil, Denis Gerage Amorim.

BARCAO método escolhido é o de derrocamento especial, com o uso de explosivo encartuchado, com o qual serão retirados 552 mil m³ de material rochoso. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026. Em 2023, a hidrovia movimentou aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de diversas cargas. Após a conclusão da ampliação da profundidade do leito do Rio Tietê entre os reservatórios Ilha Solteira e Três Irmãos, espera-se que esse volume aumente significativamente, podendo chegar a 7 milhões de toneladas, quase três vezes mais do que a capacidade atual. Esta modalidade de transporte é reconhecida por sua eficiência econômica, social e ambiental. Entre suas vantagens, em comparação aos modais rodoviário e ferroviário,  estão a maior eficiência energética, a capacidade de concentração de cargas e a longevidade da infraestrutura e dos equipamentos. Além disso, o transporte hidroviário contribui para reduzir as mudanças climáticas e o efeito estufa. Outras vantagens incluem menor consumo de espaço, menos congestionamento de tráfego, menores custos de infraestrutura e operação, menos acidentes e menor impacto ambiental, tornando o modal hidroviário uma alternativa sustentável e vantajosa para o transporte de cargas.

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