AUSTRÁLIA LANÇA COMISSÃO PARA AVALIAR EXPANSÃO DE ENERGIA NUCLEAR
O anúncio feito pelo Premier da Austrália Meridional, Jay Weatherill (foto), de que será criada uma Comissão Real para avaliar a possibilidade da expansão da energia nuclear na região foi comemorado pela Associação Nuclear Mundial (WNA). Efetivamente, a comissão irá avaliar as oportunidades econômicas possíveis reconhecer formalmente a contribuição na redução de emissão de gases do efeito estufa que essa matriz proporciona.
“É natural que um país tecnologicamente sofisticado como a Austrália deve procurar tornar maior o uso do ciclo do combustível nuclear, uma vez que tenta resolver seus desafios climáticos e energéticos. O país já é o lar de pelo menos um dos equipamentos mais avançados de pesquisa nuclear e médicos do mundo, para não mencionar ser um dos maiores fornecedores de urânio”, declarou a diretora-geral do WNA, Agneta Rising.
Atualmente há no país uma lei que impede a utilização de energia nuclear para gerar eletricidade, apesar de todo o aparato industrial e reservas de urânio. A nova comissão poderá revogar esta política e colocar a população australiana no mesmo patamar de dois terços da população mundial, que vive em países com fornecimento de energia elétrica oriunda da atividade nuclear.
Deixe seu comentário