AUTORIDADE NACIONAL DE SEGURANÇA NUCLEAR PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DA CONFERÊNCIA GERAL DA AIEA, EM VIENA
Após a sua efetiva criação, a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) agora se apresenta ao mundo. A nova autarquia brasileira está participando, pela primeira vez, da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que está sendo realizada nesta semana em Viena, capital da Áustria. Nesta quarta-feira (17), a ANSN cumpriu uma agenda intensa de compromissos, incluindo um encontro com o Consejo de Seguridad Nuclear (CSN) da Espanha, seguido de reunião das autoridades da delegação brasileira com a vice-diretora-geral de Segurança Nuclear da AIEA, Karine Herviou.
Logo depois, a ANSN participou de reunião com a U.S. Nuclear Regulatory Commission (US NRC), presidida por David A. Wright, que contou também com diretores e representantes da comissão norte-americana. Na parte da tarde, foi realizada uma reunião com a Autorité de Sûreté Nucléaire (ASN) da França, representada por Geraldine Pina e Thierry Granier, e, em seguida, compromisso com a Amazul, em encontro realizado na Sala do Brasil.
Amanhã, a programação inclui um encontro de cortesia com a delegação da National Nuclear Safety Administration (NNSA), da China, do qual participam Lorena Pozzo, diretora de Instalações Radioativas e Controle, e Ailton Fernando Dias, diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas. Já na sexta-feira (19), a ANSN participará de reunião com Andrea Luciani, em atividade conjunta com o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD).
“A participação da ANSN na Conferência Geral reforça a modernização da governança nuclear brasileira e a ampliação da cooperação internacional, em alinhamento com as melhores práticas regulatórias e com os objetivos de transparência institucional e confiança pública”, ressalta o diretor-presidente da ANSN, Alessandro Facure.
Deixe seu comentário