AUTORIDADES AMERICANAS PROCURAM QUEM É O DONO DE UMA PLATAFORMA QUE ESTÁ VAZANDO ÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO | Petronotícias




faixa - nao remover

AUTORIDADES AMERICANAS PROCURAM QUEM É O DONO DE UMA PLATAFORMA QUE ESTÁ VAZANDO ÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO

plat capaORLANDO – POR FABIANA ROCHA – Procura-se o dono de uma plataforma que está vazando óleo no Golfo do México. Uma enorme camada de óleo que pode ser vista a quilômetros de distância se estende de uma plataforma de perfuração offshore a 19 quilômetros da costa de Galveston, Texas, no Golfo do México. Por pelo menos duas semanas, a plataforma tem vazado. A notícia começou a se espalhar nas redes sociais depois que pescadores locais avistaram a camada de óleo na água, a cerca de 19 quilômetros de Crystal Beach, na Península de Bolívar. O Texas General Land Office (GLO) informou a Gage Goulding que o vazamento era de condensado de gás natural vindo de um riser de fluxo na plataforma. Nos dias que se seguiram ao relatório original, as agências estaduais, que supervisionam esse tipo de plataformas, ainda não sabiam quem era o proprietário e o que estava sendo feito para impedir o vazamento, que agora está sendo captado pelos satélites da NOAA. Ainda não há um cronograma para interromper o vazamento no Golfo do México.

MILEProcurada, a Texas Railroad Commission (RRC) não deu mais informações, limitando-se apenas a dizer que o trabalho está em andamento. A RRC tem jurisdição sobre o poço na plataforma. Após uma inspeção na semana passada do poço de High Island, não houve vazamentos vistos vindos da cabeça do poço. A RRC continua a auxiliar a Guarda Costeira e o General Land Office em sua avaliação da plataforma.” Então, quem é o dono da plataforma? Para ajudar a encontrar essa resposta, o executivo Mile Roden foi procurado. Ele é o vice-presidente de uma empresa de Houston que monitora todas as movimentações relacionadas a petróleo e gás no Golfo do México. O especialista disse que “De acordo com o banco de dados, que é cruzado com bancos de dados estaduais e federais, o atual proprietário da plataforma é uma empresa chamada Gulf Coast Operations. Esses são os últimos dados que eles têm registrados”. A empresa não tem um site, apenas o endereço de um prédio comercial na área de Dallas. Registros mostram que a plataforma que agora despeja condensado de gás natural no Golfo foi oficialmente abandonada em 2017. Há um processo formal que ocorre antes que a plataforma seja desmontada. “Eles são o que eles chamam de plugados, abandonados, onde eles realmente conectam o poço no nível submarino ao fundo do mar”, explicou Roden.

plat pertBancos de dados estaduais e federais dizem que a plataforma está conectada ao oleoduto Transco. O gasoduto é da Transcontinental Gas Pipe Line Company, que é de propriedade da Williams Companies, de Houston. Registros mostram que o oleoduto também foi abandonado em 2017. “Por tudo o que podemos dizer, isso estaria correto”, disse Roden. A grande questão: como eles estancam o vazamento? O Texas General Land Office, a Texas Railroad Commission e a Guarda Costeira dos EUA estão todos envolvidos na investigação.

De acordo com a Texas Railroad Commission, o problema está na plataforma, não no oleoduto.plt No entanto, para complicar a situação, o arrendamento de cinco anos da plataforma para a Gulf Coast Operations terminou em abril de 2023, de acordo com o último registro feito no estado. “Às vezes, essas empresas pedem falência. Elas nem existem mais”, disse Roden. “Que a responsabilidade pode passar para outra pessoa, incluindo contribuintes como nós, que realmente saem e cuidam de algumas dessas coisas com base nas complexidades de arrendar esse tipo de área.” 

Apesar do nome, a Railroad Commission não tem mais jurisdição ou autoridade sobre ferrovias no Texas, uma função que foi transferida para outras agências. A entidade estadual tem jurisdição regulatória primária sobre a indústria de petróleo e gás natural, transportadores de oleodutos, indústria de oleodutos de gás natural e líquidos perigosos, utilidades de gás natural, indústria de gás LP, infraestrutura crítica de gás natural e operações de mineração de superfície de carvão e urânio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of