AUTORIDADES JAPONESAS NÃO REGISTRAM DANOS GRAVE NAS USINAS NUCLEARES DEPOIS DO PIOR TERREMOTO DESDE 2011

JAPAUma preocupação que ficou para trás. Não houve qualquer anormalidade ou incidente em todas as usinas nucleares do Japão, depois do terremoto que abalou novamente o país. Os operadores japoneses de usinas nucleares relataram alguns danos menores, mas nenhum problema de segurança pública, após o terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a província de Ishikawa no primeiro dia do ano. A Agência Internacional de Energia Atômica disse que estava em contato com a Autoridade de Regulação Nuclear do Japão e que foi informada de que “não havia anomalias nas centrais nucleares na área afetada“, acrescentando que a agência continuaria a monitorar a situação. O terremoto, o maior desde 2011, causou a morte de 48 pessoas, com as equipes de resgate continuando a procurar sobreviventes nos escombros.

A usina nuclear mais próxima do epicentro do terremoto foi a usina Shika da Hokuriku Electric Power Company, que está fechada desde o acidente de Fukushima Daiichi em 2011. Com a continuação dos tremores secundários, inspeções regulares estão sendo realizadas na usina, mas nenhum dano maior foi registrado.  Um vazamento foi identificado e está sendo investigado em um tanque de água que alimenta as lagoas de resfriamento, embora o operador afirme que não está afetando as funções de resfriamento da usina. Também houve uma inclinação de vários centímetros de parte do paredão de aço de quatro metros de altura, mas o resto é considerado “bom e não há risco de colapso”. O sistema automático de extinção de incêndio foi acionado na área de um transformador próximo à unidade 2, embora nenhum incêndio tenha sido detectado.

O Japan Times informou que funcionários da usina nuclear Kashiwazaki Kariwa, da Tokyo Electric Power Company Holdings (Tepco), confirmaram que “a água de uma piscina de combustível irradiado transbordou devido ao terremoto, mas que nenhuma anormalidade na operação foi detectada“. Em uma atualização divulgada hoje (2), a Tepco disse: “Na usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, as leituras nos monitores da pilha e nos postos de monitoramento instalados nos limites do local da usina estão dentro das faixas normais de flutuação e não há impacto de radioatividade no mundo exterior. O sistema de refrigeração da piscina de combustível irradiado está em operação em todas as unidades e não há anormalidades no resfriamento do combustível. Até às 12h25 do dia 2 de janeiro, todas as patrulhas foram concluídas e nenhuma anormalidade causada por este terremoto foi confirmada.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of