NOVO VAZAMENTO DE PETRÓLEO EM LINHAS DA SHELL INVADE UMA COMUNIDADE NA NIGÉRIA E PREOCUPA AUTORIDADES

DEEDEDEDO rompimento de um oleoduto da Shell está causando muitos transtornos para a Comunidade de Ikarama, na cidade Bayelsa, na Nigéria. Autoridades locais estimam que cerca de 250 barris inundaram uma área de dois hectares, cerca de 20 mil m². As razões do derramamento ainda estão sendo apuradas. Pode ter sido uma tentativa de roubo ou rompimento pela qualidade da tubulação velha e desgastada. O oleoduto liga as regiões de Okordia a Rumekpe. O relatório das autoridades do petróleo nigeriano dizem que cerca de 110 barris podem ser recuperáveis. O relatório do JIV, que previa que a recuperação do petróleo seria concluída antes do final de abril e recomendou a substituição de seções do oleoduto para restaurar sua integridade.

Problemas de vazamento em tubulações da Shell não é uma coisa nova na Nigéria. Há muitos conflitos entre a empresa e diversas comunidades. Um outro relatório das autoridades de petróleo sugeriu que a Shell já relatou mais de 1.000 derramamentos de óleo, com cerca de  111 mil barris ou 17,5 milhões de litros perdidos desde 2011. Alguns especialistas locais dizem que este número pode ser ainda maior.

Um relatório da Visita de Investigação Conjunta (JIV) confirmou que o incidente ocorreu em 7 de abril, enquanto a investigação foi concluída em 12 de abril, mas só divulgada agora. A JIV é acionada sempre que há necessidade de uma investigação legal sobre a causa de qualquer incidente de derramamento registrado envolvendo empresas de petróleo, reguladores, comunidades anfitriãs e ministérios estaduais do meio ambiente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of