faixa - nao remover

AUTORIDADES SUL-AMERICANAS SE REÚNEM EM FOZ DO IGUAÇU PARA CONFERÊNCIA SOBRE INTEGRAÇÃO ELÉTRICA

Jorge SamekA principal usina hidrelétrica do país é a de Itaipu, localizada na divisa com o Paraguai. A unidade fornece energia elétrica para ambos os países e é só um exemplo de cooperação energética dentro da América do Sul. Para debater a integração energética na região será realizada a Conferência Internacional: Potencialidades, Oportunidades e Desafios da Integração Elétrica na América do Sul, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), em Foz do Iguaçu (PR).

O evento, promovido por Itaipu Binacional e o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contará com representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai, Peru e Bolívia, do setor de energia e da área econômica.

Entre os principais convidados estão os diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (foto) e James Spaldinhg, do Brasil e Paraguai, respectivamente, e do coordenador do Gessel-UFRJ, Nivalde de Castro, além do presidente da Administração Nacional de Eletricidade (Ande) do Paraguai, Victor Romero; o secretário executivo da Organização Latino-Americana de Energia (Olade), Fernando Ferreira; o diretor interino de Geração da Eletrobras, Renato Soares Sacramento; representantes do Ministério de Minas e Energia, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

Ao todo, serão seis painéis de variados temas, como: “A integração elétrica na América do Sul: desafios e perspectivas”, “Integração elétrica como vetor de desenvolvimento econômico e social – as experiências de usinas binacionais”, “Centrais hidroelétricas e integração regional”, “Integração econômica e novos padrões de financiamento para projetos de integração elétrica”, “Planejamento nacional e integração elétrica regional” e “Integração energética e os desafios regulatórios”.

“Neste complexo e dinâmico cenário, programas e projetos de integração elétrica regional tem ganhado relevância na política elétrica tanto no âmbito multilateral quanto em nível de cooperação. No que se refere especificamente à questão da integração elétrica na América do Sul, o que se tem observado é que é possível promover a exploração de recursos naturais nacionais para viabilizar o desenvolvimento regional”, dizia uma nota publicada pelo Gesel sobre a conferência.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of