Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

AUTORIZADA A OBRA DO GASODUTO QUE INTERLIGARÁ A MALHA DA TAG AO TERMINAL DE GNL DA ENEVA, EM SERGIPE

f2b8552f558d8622567014c2ad78f421Um novo empreendimento importante para o estado de Sergipe. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizou nesta semana a construção da primeira fase do chamado Gasoduto Terminal Sergipe, que interligará o Terminal de Regaseificação Nanook, da Eneva, à malha da Transportadora Associada de Gás (TAG). A autorização dada à TAG para iniciar a obra foi publicada hoje (12) no Diário Oficial da União. A Fase 1 do projeto contempla, ainda, a construção de uma área de scraper junto ao Gasoduto Catu-Pilar (trecho Catu-Carmópolis) e do Ponto de Recebimento Terminal Sergipe, adjacente ao Terminal. A empresa que conduzirá as obras é a Spiecapag Intech Engenharia.

O gasoduto de interligação terá 25 quilômetros de extensão, perpassando os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete. A previsão é que a nova linha entre operação comercial até abril de 2024. O empreendimento permitirá a transferência de custódia no sentido do Terminal de Regaseificação Nanook para a rede de transporte da TAG.

TERMINAL-GNL-min

Terminal de Regaseificação Nanook

O Terminal Nanook tem capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³ por dia. A Usina Termelétrica Porto de Sergipe I, também da Eneva, consome 6 milhões de m³ por dia quando despachada. O excedente de gás será escoado pelo novo gasoduto.  De acordo com o governo de Sergipe, o gasoduto de conexão terá capacidade de 14 milhões de m³ por dia e será uma importante porta de entrada do GNL importado para atender à região Nordeste.

Em fevereiro, foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) o incentivo fiscal para aquisição dos tubos utilizados na obra. “Tal incentivo reduzirá os custos na aquisição do material e, consequentemente, o valor do investimento para a construção do gasoduto, resultando em uma tarifa de transporte mais competitiva, favorecendo a atração de operações para o terminal de GNL da Eneva”, disse o governo estadual, em nota.

Ao todo, foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro, que serão recebidos no canteiro de obras, localizado no município de Barra dos Coqueiros.

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ralfo Penteado
Ralfo Penteado
2 anos atrás

Com um campo pressal gigante de gás aí abaixo do mar de Sergipe desde 2010 ou antes, será permitida a importação. País de bananas.

Adailton Andrade
Adailton Andrade
2 anos atrás

Contudo, espero que novas gerações de empregos surjam em nosso estado!

Marcelo Fleming
Marcelo Fleming
2 anos atrás

Se não roubar da pra fazer até mais. Por exemplo; Juruá Porto Velho Manaus

Marcelo Fleming
Marcelo Fleming
2 anos atrás

Pois é se não roubar, propina, superfaturamento, da pra fazer até mais, Por exemplo, Juruá Porto Velho Manaus

Alcemir
Alcemir
2 anos atrás

Bom dia alguem poderia me fornecer o contato da empresa que faz a compra eucaliptos para estivas