AVANÇA A CONSTRUÇÃO DA SEGUNDA PISTA DO AEROPORTO DE MACAÉ
Os trabalhos para a construção da segunda pista do Aeroporto de Macaé, operado pela concessionária Zurich Airport Brasil, estão avançando. A unidade entrou em obras em junho deste ano e já conta com cerca de 300 profissionais e 100 máquinas atuando na obra. Atualmente, o projeto está na fase de execução de serviços de terraplenagem e drenagem.
Quando for entregue, a nova pista com 1.410 metros de extensão vai elevar a categoria do aeroporto e será utilizada para atender aos voos comerciais. O aeroporto que hoje é homologado para receber aeronaves de classe B, poderá operar com aeronaves de código C, como o Embraer 195. Enquanto isso, a pista atual continuará sendo usada para operações offshore.
Os voos comerciais no aeroporto estão atualmente suspensos, mas já poderão ser retomados a partir de abril de 2024. A liberação em apenas 10 meses é resultado de um estudo desenvolvido pela Zurich Airport Brasil para otimizar processos na obra, além da ampliação do investimento na construção.
Mesmo com a obra em andamento, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do Aeroporto, continuam operando de maneira regular. Atualmente, o Aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região.
A construção da nova pista está sendo executada pelo Consórcio Bem Voar, formado pelas construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia, que estima a geração de cerca de 380 empregos diretos e indiretos durante a obra.
Qual a altura máxima permitida à edificações próximo ao aeroporto de Macaé?