AVANÇA A VENDA DA REFINARIA ISAAC SABBÁ, NO AMAZONAS
O presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, disse na manhã desta quinta-feira (29) que a companhia já recebeu as ofertas vinculantes para compra da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), localizada em Manaus (AM). A declaração foi feita durante conferência virtual com investidores. O executivo, porém, não citou os nomes dos potenciais investidores envolvidos na negociação.
Castello Branco também detalhou como está o processo de desinvestimentos das demais refinarias à venda. O desinvestimento na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, está em fase final de negociação, de acordo com o presidente. Sobre a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, Castello Branco espera receber as oferta vinculantes no mês de dezembro.
Em relação ao processo de venda da Liquigás, o executivo afirmou que aguarda para novembro o sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para seguir com o desinvestimento. Enquanto isso, a diretora financeira da Petrobrás, Andrea Almeida, declarou que a decisão sobre a venda da fatia dos 37,5% que a estatal detém ainda na BR Distribuidora dependerá de condições de mercado. “Aprovamos no conselho de administração a venda da fatia remanescente da BR, o que dá mais flexibilidade para decidirmos o timing. Sempre estaremos olhando para a nossa estimativa de valor interno comparada com o preço [das ações] para decidir o momento de venda”, disse.

publicada em 29 de outubro de 2020 às 16:00 





Há controvérsia na assertiva do Castelo Branco, CEO da Petrobras, no “Conference call” do 3º Trimestre de 2020, quando aponta que, apesar das restrições impostas pela pandemia e pelo ambiente incerto, o desempenho operacional e financeiro da estatal melhorou significativamente conforme demonstrado pelo aumento da produção de petróleo e gás natural e do fator de utilização das refinarias que possibilitou uma forte geração de caixa. Observa-se no 3º Trimestre excelente resultado em face do aumento substancial do fator de utilização das refinarias. Nesse sentido podermos concluir: a diminuição na intensidade operacional das refinarias teria outros objetivos? Atender aos interesses dos… Leia mais »