AVANÇA PROJETO QUE PODE TRANSFORMAR A NUCLEP EM SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, TRAZENDO NOVOS INVESTIMENTOS PARA A EMPRESA | Petronotícias




faixa - nao remover

AVANÇA PROJETO QUE PODE TRANSFORMAR A NUCLEP EM SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, TRAZENDO NOVOS INVESTIMENTOS PARA A EMPRESA

Imagem do WhatsApp de 2023-11-30 à(s) 16.11.49_1de3f177Um projeto de lei (PL) em tramitação no Congresso pode garantir uma nova fonte de recursos e investimentos na estatal Nuclep. Nesta semana, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o PL 2395/22, que prevê transformar a companhia em uma sociedade de economia mista. Atualmente, a Nuclep é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com 100% de participação do governo brasileiro. Como se sabe, as sociedades de economia mista podem ter capital privado, diferentemente das empresas públicas. O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Falando ao Petronotícias, o presidente da Nuclep, Carlos Seixas (foto), disse que vê a proposta com bons olhos. Para ele, se o projeto de lei avançar e for aprovado, será possível garantir novos recursos para a empresa. Além disso, ele avalia que a Nuclep hoje está muito mais fortalecida e organizada, o que aumenta o interesse de potenciais investidores privados. Seixas detalhou ainda quais seriam prioridades a partir da eventual transformação da empresa em sociedade de economia mista. “Em um primeiro momento, os recursos poderiam ser empregados na modernização do parque fabril da empresa. Essa atualização fará com que a Nuclep possa ter mais rapidez na confecção de equipamentos, de modo a atender às demandas exigidas pelo mercado”, explicou.

nuclep 1Em um segundo momento, os recursos poderiam ser usados na aquisição de insumos para fabricação de equipamentos. “Atualmente, enquanto empresa pública, a Nuclep tem uma limitação orçamentária anual. Por isso, chegamos a um determinado ponto em que não podemos vender mais, por conta desse limite de recursos para aquisição de insumos. No entanto, a partir do momento em que a empresa puder contar com recursos de investidores, teremos maior capacidade para contratar insumo e, consequentemente, poderemos vender mais”, finalizou.

A Nuclep atua no desenvolvimento, na fabricação e na comercialização de equipamentos para o setor nuclear, incluindo as usinas de Angra dos Reis (RJ) e o projeto da Marinha para a construção de submarino nuclear brasileiro. O relator do projeto de lei, deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), recomendou a aprovação da matéria. “Com a mudança, a empresa poderá participar com maior efetividade e desenvoltura em projetos, como o submarino de propulsão nuclear brasileiro”, disse o parlamentar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of