faixa - nao remover

AVIÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR INICIA VIAGEM DE VOLTA AO MUNDO NESTE SÁBADO

Solar Impulse 2Neste sábado (07), se as condições do tempo permitirem, o avião Solar Impulse 2, ou Si2, irá decolar de Abu Dhabi, no Golfo Pérsico, para iniciar uma viagem de volta ao mundo sem a utilização de combustível, se utilizando apenas de energia solar. Composto de 17.249 células fotovolaicas em suas asas, a aeronave é um símbolo, como afirma o presidente da Solar Impulse, Bertrand Piccard. Segundo ele, não há expectativas reais de que um dia sejam feitos voos comerciais em aviões alimentados apenas de energia solar.

O avião é sucessor do HB-SIA, aeronave que em 2010 voou um dia e uma noite sem combustível, provando a capacidade de baterias de lítio de estocar energia. Foram mais de 26 horas de voo com o piloto suíço Andre Borschberg no comando. O piloto é o ponto fraco do projeto, segundo o suíço. O avião tem piloto automático, vaso sanitário e espaço suficiente para que o piloto se estique. Na cabine, cabe apenas uma pessoa. Piccard e Boschberg se revezarão no comando do Si2, que fará paradas para a troca de pilotos.

São 12 anos de estudos para este voo acontecer, com o apoio de quatro empresas: a química Solvay, a fabricante de relógios Omega, a fabricante de elevadores Schindler e a empresa energética ABB. Outras grandes empresas também apoiam o projeto, como Google, Bayer e Siemens.

A previsão é para doze paradas ao longo da viagem. A maior distância percorrida sem paradas será entre Nanquim, na China, e o Havaí, totalizando 8,5 mil quilômetros. Em seguida, será feita a travessia do Atlântico, em cinco dias e cinco noites.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of