faixa - nao remover

VASOS SEPARADORES ESTÃO ENTRE OS PROJETOS DO PROGRAMA INOVA PETRO

Empresa do ramo de construção civil com 17 anos de atuação no mercado público e privado, a Axxo Construtora está presente na lista das 20 companhias cujos projetos foram pré-aprovados no Programa Inova Petro, financiado pela Finep e pelo BNDES. O programa tem o apoio da Petrobrás e é voltado para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de Óleo&Gás. Atualmente, assim como as demais companhias que se mantém no edital, a Axxo deve  apresentar seus planos de negócio até o dia 5 de abril desse ano.

Segundo o diretor da Axxo, André Sampaio, os projetos da empresa para o Inova Petro compreendem três vasos específicos para a separação de resíduos do petróleo extraído: o gravitacional, o eletrostático e o ciclone encapsulado. O executivo explicou a aplicação do equipamento: “O óleo sai do poço com gás, água e alguns sedimentos. Nas várias etapas até a refinaria, precisa ficar livre desses detritos. Essa purificação ocorre em percentuais diferentes, dependendo da etapa de refino e do estado em que o óleo se encontra”, comentou. “Ao longo desse processo, são utilizados vasos apropriados, até para que esse óleo possa ser armazenado, transportado e processado”.

Segundo ele, assim que extraído, o óleo deve passar por uma primeira separação, menos apurada, antes de ser encaminhado às refinarias. “Digamos que saia água também do poço, junto ao óleo. Você não vai guardar e transportar água. Mesmo na refinaria, a presença de água pode causar problemas sérios nas máquinas.”

Ainda conforme André Sampaio, os três projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com a Fluxotécnica, companhia com mais de 18 anos dedicada ao tratamento e deslocamento de fluidos e prestadora de serviços à indústria petroquímica e de Óleo&Gás. Uma dessas atividades está relacionada ao aluguel e venda de compressores e vasos tratadores de óleo onshore.

“Foi importante nos aliarmos a uma empresa com tecnologia de fábrica e expertise em projetos de grande porte, então buscamos a Axxo”, disse João Paulo Paschoarelli, sócio e diretor da Fluxotécnica. “Estamos nos unindo em esforços diferentes”. Na parceria, a expertise técnica ficará a cargo da Axxo, ao passo que a Fluxotécnica entrará com o conhecimento no tratamento de fluidos.

De acordo com os executivos, há um grande gargalo nessa e em outras áreas da indústria de Óleo&Gás, e as exigências do Inova Petro acerca da inovação tecnológica confirmam tal necessidade brasileira. No entanto, eles pretendem ir além, e já pensam no desenvolvimento dos chamados separadores subsea: “a tecnologia subsea permite fazer a separação lá embaixo, antes mesmos de subir o óleo para a plataforma”, informou. “Estamos desenvolvendo vasos para a refinaria, mas sempre pensando que no futuro estaremos aptos a fazer o vaso subsea“, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of