faixa - nao remover

BAIN & CO APONTA QUEDA NOS CUSTOS DE GERAÇÃO ELÉTRICA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS

Julian CritchlowFontes renováveis com valor competitivo de mercado. Essa ideia era vista como impossível poucos anos atrás, no entanto, esse caminho parece ser cada vez mais palpável. De acordo Julian Critchlow (foto), sócio do escritório da Bain & Company no Reino Unido, os custos vem caindo. “O apetite dos investidores em energias renováveis diminuiu. No entanto, o custo dessa estrutura também está caindo rápido”, afirmou durante o Brazil Energy Frontiers, realizado nesta semana em São Paulo.

De acordo com dados apresentados no evento, a participação das hidrelétricas na geração de energia elétrica do País irá cair de 81 para 62%, enquanto a eletricidade gerada por gás e turbinas eólicas irá aumentar de 5 para 15% e de 1 para 9%, respectivamente. Segundo Critchlow, em lugares como a Índia já é possível observar a redução de custos na produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

A União Europeia é referência na utilização desse tipo de fonte e não poderia ficar de fora da palestra do executivo. Ele apresentou um estudo realizado pela Bain em parceria com o World Economic Forum, que aponta um cenário onde 40% da eletricidade produzida na Europa virá de fontes renováveis, em 2040.

O desafio para o crescimento das energia renováveis no Brasil é o mesmo encontrado na europa. É preciso adotar uma política de baixo custo. Com isso, é possível chegar aos objetivos mais rápido”, disse Critchlow. O executivo explicou que soluções muito caras se refletem em toda a cadeia, desde a implantação até o consumidor.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of