BAKER HUGHES FECHA NOVO CONTRATO PARA FORNECER 77 KM DE DUTOS FLEXÍVEIS PARA A PETROBRÁS
A Petrobrás concedeu novos contratos à Baker Hughes para o fornecimento de sistemas de dutos flexíveis e serviços associados em vários campos do pré-sal. Como parte de um acordo assinado em 15 de outubro, após uma licitação aberta, o projeto prevê que a Baker Hughes forneça 77 quilômetros de sistemas de dutos flexíveis, risers e linhas de escoamento para produção de hidrocarbonetos e injeção de gás e água associados, além de suporte para armazenamento, manutenção e instalação dos equipamentos.
A entrega está prevista para começar em meados de 2026, a partir da fábrica da empresa em Niterói (RJ), Os equipamentos serão usados nos campos de Búzios, Mero, Berbigão, Sururu e Sépia. Segundo a Baker Hughes, os sistemas também abordarão o problema de rachaduras induzidas por corrosão devido ao CO2 (SCC-CO2), que pode afetar os dutos flexíveis em campos do pré-sal com alta concentração de gás, alinhando-se ao compromisso da Petrobrás de limitar as emissões de CO2 em suas operações.
“A Bacia de Santos, no Brasil, possui um incrível potencial para ajudar a impulsionar a América Latina para o futuro”, afirmou o Vice-Presidente Executivo de Serviços e Equipamentos de Campos Petrolíferos da Baker Hughes, Amerino Gatti. “Operar em águas profundas com altas concentrações de CO2 apresenta desafios únicos. A combinação de tecnologia submarina líder de mercado e expertise em operações offshore da Baker Hughes, juntamente com nossa experiência extensa na região, ajudará a Petrobras a desbloquear e desenvolver esse potencial, fornecendo esses recursos vitais de forma segura e eficiente”, acrescentou.
Ao longo de 2024, a Baker Hughes anunciou já havia anunciado outros contratos com a Petrobrás, incluindo contratos adicionais para 69,1 quilômetros de sistemas de dutos flexíveis e serviços associados no terceiro trimestre. Outras concessões incluíram serviços integrados de construção de poços no campo de Búzios e soluções integradas para workover e serviços de abandono de poços em campos do pré-sal e pós-sal da Petrobrás.
Deixe seu comentário