faixa - nao remover

BALANÇO DA PETROBRÁS DEVE SER PUBLICADO AINDA HOJE

petrobrasA expectativa é alta para a divulgação do tão aguardado, e atrasado, balanço do terceiro trimestre de 2014 da Petrobrás, ainda não auditado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa de auditoria externa contratada. O documento, deve ser lançado após uma reunião do Conselho de Administração da companhia, que se reúne nesta terça (27). A expectativa é que os números venham com um prejuízo de até R$ 10 bilhões, em funções do reconhecimento das perdas geradas com a corrupção.

O ponto mais esperado é a baixa contábil referente aos gastos com superfaturamento de projetos, que vieram a público após o início da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Possíveis mudanças no plano de investimento da companhia também são especuladas por investidores, devido as limitações de caixa e aos baixos preços do barril de petróleo no mercado externo.

A data inicial para divulgação deste relatório era 14 de novembro de 2014, mas a PwC pediu para analisar os relatórios de três comissões internas que apuraram indícios de irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e nas obras do Comperj, no Rio, e da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco.

A cada dia de atraso na divulgação de seu balanço, a Petrobrás é multada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A maior preocupação da companhia, no entanto, é que, sem a divulgação, credores exijam o pagamento antecipado de dívidas, como previsto em contrato.

O valor das ações da estatal será afetado pelo lançamento do documento, mas ainda não é possível saber se positiva ou negativamente, já que o método que a Petrobras está usando para calcular os valores perdidos por conta da corrupção é desconhecido. Uma baixa contábil bastante detalhada conferiria credibilidade ao balanço e resgataria a confiança do mercado na companhia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of