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BARCAÇA QUE TRANSPORTAVA MÓDULOS DA P-71 NAUFRAGA PARCIALMENTE INDO EM DIREÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

WhatsApp Image 2019-05-19 at 14.33.02Um incidente inédito no mercado brasileiro de óleo e gás marcou este final de semana. A barcaça sem propulsão Locar V naufragou parcialmente na noite de sábado (20), quando estava a cerca de 120 km da costa de Itajaí (SC), de onde partiu rumo ao Espírito Santo. A embarcação estava transportando dois módulos de geração do FPSO P-71. Felizmente, não houve mortos ou feridos e o meio ambiente também não deve ser afetado com vazamento de resíduos oleosos.

A Locar V estava sendo rebocada pelo navio TS Favorito, da empresa Tranship. Os módulos M-15 e M-16 estão tecnicamente perdidos e seriam integrados na plataforma P-71. Eles foram a pique de forma parcial, tendo ficado com uma parte boiando de forma submersa em conjunto com a sua carga. As causas do acidente ainda não foram identificadas.

Para lembrar, o casco da P-71 está sendo construído na China, mas a integração dos módulos será feita em Aracruz (ES), pelo Estaleiro Jurong Aracruz. O navio é o último dos seis FPSOs replicantes contratados pela Petrobrás. No planejamento inicial da estatal, o casco da unidade seria construído pelo grupo Ecovix, no Estaleiro Rio Grande (RS), mas o contrato foi rescindido.

A barcaça Locar V teve sua construção concluída em 2009 e era de propriedade da Locar Guindastes e Transportes Intermodais.  A tripulação do Rebocador TS Favorito se encontra estável e realizando manobra para que possa permanecer em observação da Balsa Locar V e sua carga em decorrência do mau tempo.

LEIA TAMBÉM: NAUFRÁGIO DA BALSA COM MÓDULOS DEVE ATRASAR INÍCIO DA PRODUÇÃO DA P-71 EM PELO MENOS UM ANO

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KIRK DOUGLAS
KIRK DOUGLAS
6 anos atrás

QUEM NÃO SABE QUE ISSO FOI GOLPE CONTRA O SEGURO, TODOS SABIAM DO MAL TEMPO, E O ESTADO QUE ESTAVA Q ESTA BARCAÇA.

Alvaro de Oliveira
Alvaro de Oliveira
6 anos atrás

Só de olhar para a balsa e para a sua carga, a falta de Bordo Livre é flagrante, não se sabendo nada sobre a sua altura metacêntrica, para efectuar a navegação em Pleno Atlântico em mar aberto. Será que a seguradora enviou alguém para ver as condições do Reboque e do próprio trem do Reboque? Quem permitiu esta condição de reboque? Que cálculos foram feitos sobre o caderno de Estabilidade da Condição de Reboque? Quem viu as condições de peação da Carga dos Módulos? Finalmente, num mundo de Qualidade que o OffShore exige, certficações para tudo, como é possível que… Leia mais »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
6 anos atrás
Responder para  Alvaro de Oliveira

A resposta a seu questionamentos é simples: Não fizeram o seguro. Alem de não terem contratado seguros, o contrato, muito provavelmente eram deficientes de importantes cláusulas: Responsabilidades das partes, seguro e garantias. Se tivesse feito o seguro e contratado com sólidas condições de segurança e responsabilidade inexistiriam os pontos críticos que relatou em seus comentários e questionamento.
Segue artigo pertinente:
https://www.linkedin.com/pulse/petrobras-continua-cometendo-erros-nas-contrata%C3%A7%C3%B5es-cr%C3%ADticas-pereira/

José Carlos
José Carlos
6 anos atrás

Qual foi a seguradora ?

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
6 anos atrás
Responder para  José Carlos

Não fizeram o seguro. Alem de não terem contratado seguros, o contrato, muito provavelmente eram deficientes de importantes cláusulas: Responsabilidades das partes, seguro e garantias. Se tivesse feito o seguro e contratado com sólidas condições de segurança e responsabilidade inexistiriam os pontos críticos que relatou em seus comentários e questionamento.
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