BARCAÇA QUE TRANSPORTAVA MÓDULOS DA P-71 NAUFRAGA PARCIALMENTE INDO EM DIREÇÃO AO ESPÍRITO SANTO | Petronotícias




faixa - nao remover

BARCAÇA QUE TRANSPORTAVA MÓDULOS DA P-71 NAUFRAGA PARCIALMENTE INDO EM DIREÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

WhatsApp Image 2019-05-19 at 14.33.02Um incidente inédito no mercado brasileiro de óleo e gás marcou este final de semana. A barcaça sem propulsão Locar V naufragou parcialmente na noite de sábado (20), quando estava a cerca de 120 km da costa de Itajaí (SC), de onde partiu rumo ao Espírito Santo. A embarcação estava transportando dois módulos de geração do FPSO P-71. Felizmente, não houve mortos ou feridos e o meio ambiente também não deve ser afetado com vazamento de resíduos oleosos.

A Locar V estava sendo rebocada pelo navio TS Favorito, da empresa Tranship. Os módulos M-15 e M-16 estão tecnicamente perdidos e seriam integrados na plataforma P-71. Eles foram a pique de forma parcial, tendo ficado com uma parte boiando de forma submersa em conjunto com a sua carga. As causas do acidente ainda não foram identificadas.

Para lembrar, o casco da P-71 está sendo construído na China, mas a integração dos módulos será feita em Aracruz (ES), pelo Estaleiro Jurong Aracruz. O navio é o último dos seis FPSOs replicantes contratados pela Petrobrás. No planejamento inicial da estatal, o casco da unidade seria construído pelo grupo Ecovix, no Estaleiro Rio Grande (RS), mas o contrato foi rescindido.

A barcaça Locar V teve sua construção concluída em 2009 e era de propriedade da Locar Guindastes e Transportes Intermodais.  A tripulação do Rebocador TS Favorito se encontra estável e realizando manobra para que possa permanecer em observação da Balsa Locar V e sua carga em decorrência do mau tempo.

LEIA TAMBÉM: NAUFRÁGIO DA BALSA COM MÓDULOS DEVE ATRASAR INÍCIO DA PRODUÇÃO DA P-71 EM PELO MENOS UM ANO

5
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
2 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRAJosé CarlosAlvaro de OliveiraKIRK DOUGLAS Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
KIRK DOUGLAS
Visitante
KIRK DOUGLAS

QUEM NÃO SABE QUE ISSO FOI GOLPE CONTRA O SEGURO, TODOS SABIAM DO MAL TEMPO, E O ESTADO QUE ESTAVA Q ESTA BARCAÇA.

Alvaro de Oliveira
Visitante
Alvaro de Oliveira

Só de olhar para a balsa e para a sua carga, a falta de Bordo Livre é flagrante, não se sabendo nada sobre a sua altura metacêntrica, para efectuar a navegação em Pleno Atlântico em mar aberto. Será que a seguradora enviou alguém para ver as condições do Reboque e do próprio trem do Reboque? Quem permitiu esta condição de reboque? Que cálculos foram feitos sobre o caderno de Estabilidade da Condição de Reboque? Quem viu as condições de peação da Carga dos Módulos? Finalmente, num mundo de Qualidade que o OffShore exige, certficações para tudo, como é possível que… Read more »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

A resposta a seu questionamentos é simples: Não fizeram o seguro. Alem de não terem contratado seguros, o contrato, muito provavelmente eram deficientes de importantes cláusulas: Responsabilidades das partes, seguro e garantias. Se tivesse feito o seguro e contratado com sólidas condições de segurança e responsabilidade inexistiriam os pontos críticos que relatou em seus comentários e questionamento.
Segue artigo pertinente:
https://www.linkedin.com/pulse/petrobras-continua-cometendo-erros-nas-contrata%C3%A7%C3%B5es-cr%C3%ADticas-pereira/

José Carlos
Visitante
José Carlos

Qual foi a seguradora ?

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

Não fizeram o seguro. Alem de não terem contratado seguros, o contrato, muito provavelmente eram deficientes de importantes cláusulas: Responsabilidades das partes, seguro e garantias. Se tivesse feito o seguro e contratado com sólidas condições de segurança e responsabilidade inexistiriam os pontos críticos que relatou em seus comentários e questionamento.
Segue artigo pertinente:
https://www.linkedin.com/pulse/petrobras-continua-cometendo-erros-nas-contrata%C3%A7%C3%B5es-cr%C3%ADticas-pereira/