BANCO CENTRAL SINALIZA AUMENTO DE 5% NA GASOLINA
O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou que os preços da gasolina deverão subir em torno de 5% neste ano. A informação já consta na ata da reunião do comitê, realizada na semana passada, quando o Banco Central (BC) decidiu manter a taxa básica de juros em 7,25% ao ano.
Na mesma ata, o Comitê informa que a projeção aponta recuo de aproximadamente 11% na tarifa de eletricidade residencial. O Copom acredita ainda que poderá haver estabilidade no preço do gás em 2013.
Segundo o Banco Central, estas informações se baseiam, entre outras coisas, em modelos de determinação de preços administrados, que consideram, entre outras variáveis, componentes sazonais, inflação de preços livres e inflação medida pelo Índice Geral de Preços (IGP).
A Petrobrás, que vem sofrendo com a disparidade entre o preço da gasolina no mercado internacional e o praticado em solo brasileiro, havia pedido ao governo um reajuste de 15%, mas a resposta que circulara no setor de óleo e gás era de que o planalto só autorizaria 7% de aumento. Caso apenas o percentual apontado pelo Banco Central se concretize, a estatal não terá muitos motivos para comemorar. Tampouco terão os fornecedores da empresa, que vêm reclamando de represamento de pagamentos.
Deixe seu comentário