faixa - nao remover

BANCO DE DADOS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DA ANP COMPLETA 15 ANOS

BDEPO Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), maior banco nacional de dados e informações técnicas sobre exploração e produção de petróleo e gás natural, completou 15 anos nesta semana nesta semana. A utilização dos dados do banco é essencial para determinar as áreas das bacias sedimentares onde há maior probabilidade de ocorrer petróleo e gás natural.

A criação do banco contou com a colaboração do Companhia de Pesquisas em Recursos Minerais (CPRM) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). O crescimento do BDEP desde sua criação foi exponencial, com o volume de dados cedido pela Petrobrás no ano 2000 representando apenas 1% dos seus atuais 6,2 petabytes.

Atualmente, o BDEP conta com um acervo de dados total com 36 empresas associadas. No banco de dados, são armazenados os dados digitais de sísmica, de perfis de poços, de métodos não sísmicos (gravimetria, magnetometria, gamaespectrometria e eletromagnetismo) e de métodos geoquímicos.

Qualquer pessoa interessada no assunto pode acessar um catálogo do acerto, o WebMaps, com mapas com feições geográficas baseadas nos dados do banco, localizando as bacias e campos de petróleo e gás no território brasileiro e seus respectivos estados.

Os dados técnicos podem ser obtidos tanto pelas empresas em áreas contratadas com a ANP (concessão, cessão ou partilha), por meios próprios ou por empresa contratada, como por empresas de aquisição de dados capacitadas para a aquisição de dados, mediante autorização da ANP.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of